Declaração

''Busca incansável'', diz Bolsonaro sobre sumiços na Amazônia

Presidente discursou na Cúpula das Américas, em Los Angeles

Bolsonaro se encontrou de forma mais reservada com Joe Biden, presidente norte-americano
Bolsonaro se encontrou de forma mais reservada com Joe Biden, presidente norte-americano |  Foto: Palácio do Planato
 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou nesta tarde na nona edição da Cúpula das Américas, em Los Angeles-EUA, na tarde desta sexta-feira (10). Ele citou que as Forças Armadas e a Polícia Federal estão focadas nas buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, que desapareceu na Amazônia no último domingo (5). 

''Desde o último domingo, quando tivemos informação que dois cidadãos - um britânico, Dom Phillips, e um brasileiro, Bruno Araújo, desapareceram na região do Vale do Javari, desde o primeiro momento, naquele mesmo domingo, nossas Forças Armadas e a Polícia Federal têm se destacado na busca incansável da localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam encontrados com vida", disse. 

O país tem sofrido com a pressão internacional para que investisse nas buscas pelos dois. Dom Phillips trabalho para o The Guardian, um dos jornais mais importantes da Inglaterra.

Encontro com Biden

Bolsonaro falou também sobre as conversas que teve no dia anterior com o presidente norte-americano, Joe Biden, em uma reunião bilateral ampliada “e em uma mais reservada” que durou 30 minutos. “A experiência de ontem com o Biden foi simplesmente fantástica. Estou realmente maravilhado e acreditando nas suas palavras e naquilo que foi tratado reservadamente entre nós”, disse.

“Senti muita sinceridade e muita vontade em resolver certos problemas que fogem de total responsabilidade de cada um de nós, mas juntos poderemos buscar alternativas para pôr um fim nesses conflitos”, disse ele sem deixar claro se o conflito em questão seria o entre Rússia e Ucrânia.

< Mirella vai parar em hospital após treta da mãe com o ex-marido Caso Bruno e Dom: grupo encontra material aparentemente humano <