Política

Candidatos de Niterói reclamam de alagamentos em dia de campanha

Allan Lyra (PTC) fez carreata durante a manhã deste sábado (31). Foto: Divulgação

E mais uma vez os candidatos à prefeitura de Niterói e São Gonçalo foram às ruas com o objetivo de atrair atenção dos eleitores para o grande dia do pleito com data marcada: 15 de novembro, seguindo uma série de medidas sanitárias devido ao contexto da pandemia de Covid-19.

Em Niterói, Allan Lyra (PTC) deu início a agenda partindo de Charitas pela manhã em uma carreata ao lado do deputado federal Carlos Jordy. Percorreu toda a Av. Roberto Silveira, passando em seguida pelo Centro, São Domingos, Ingá, Icaraí e retornando para Charitas. Também almoçou com apoiadores.

À tarde, dirigiu-se para a Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, onde fez panfletagem. O candidato reclamou dos alagamentos na cidade que, segundo ele, "a atual gestão em oito anos de governo nada fez para resolver o problema".

"Faça chuva ou faça sol, estamos na batalha. Mas é inacreditável que a atual gestão em 8 anos de governo nada tenha feito para resolver o problema dos alagamentos. Bastou uma caminhada na chuva para identificarmos os locais mais problemáticos em Icaraí. Isso em um bairro mais nobre, sem falar das regiões mais esquecidas pelo atual prefeito", relata Allan.  

Na sequência Lyra, realizou gravações de campanha, e encerrou sua agenda encontrando-se com apoiadores.

Felipe Peixoto (PSD) passou a manhã realizando panfletagens e caminhadas por bairros da Zona Norte, como Barreto e Tenente Jardim, na companhia do vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa (DEM).

A dupla aproveitou a caminhada para falar dos projetos previstos no Programa de Governo para cada região visitada. A criação de um plano de drenagem urbana e o aumento do efetivo da Guarda Municipal foram alguns dos destaques deste sábado nas interações com a população.

"Precisamos dar fim aos pontos de alagamento que vemos em quase toda a cidade. Aqui mesmo no Barreto... É triste saber que em uma cidade tão rica ainda tem gente que não pode sair de casa em dia de chuva. Vamos implantar um plano de macro e microdrenagem, com uma programação efetiva e preventiva de limpeza e manutenção de bueiros, canais e rios para melhorar o escoamento das águas pluviais e acabar de vez com esse sofrimento. Outro projeto que vai beneficiar a região é a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, com a convocação dos mais de 200 agentes aprovados no concurso e não chamados", afirmou Felipe. 

Flavio Serafini (PSOL) começou o dia na Região Oceânica participando de um mutirão, junto com militantes, para distribuição de panfletos em diferentes bairros. Na sequência, o candidato reuniu-se com ambientalistas. 

No encontro Serafini destacou a importância de se investir em saneamento na RO para recuperar os rios e a lagoa. "O despejo de esgoto in natura no sistema lagunar de Niterói é um problema crônico", aponta ele - indicando que a medida gera impactos ecológicos graves ao meio ambiente, merecendo atenção do poder público.

"A Região Oceânica nos últimos anos recebeu muitas obras, mas não teve um olhar focado em saneamento. Isso expôs a população a doenças e tem matado os rios e principalmente as nossas lagoas. Nós vamos mudar isso. No primeiro ano de nosso governo vamos investir em saneamento para que as famílias tenham mais saúde e a lago volte a respirar", afirmou Serafini.

No plano de governo de Flavio Serafini e Josiane Peçanha está previsto a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Niterói, "com o objetivo de atingir a plenitude da equidade social e territorial no acesso ao saneamento básico no município", a partir da implantação de rede de água e de esgoto em todas as áreas populares de Niterói.

O plano também prevê o investimento na ampliação da rede coletora para que haja ligação domiciliar também nos territórios populares, garantindo saúde para a população e para as lagoas.

Juliana Benício (NOVO) percorreu Itaipu para conversar com os eleitores e panfletar. Separou a tarde para revisar o roteiro do Horário Eleitoral Gratuito. A candidata esteve em um jantar na noite de sexta (30) em um restaurante no Jardim Icaraí.

Além de eleitores e candidatos a vereador, o jantar contou com a presença do presidente do NOVO em Niterói, José Clark, além de deputados e simpatizantes da candidatura de Juliana.

"Fiquei muito emocionada ao ouvir de dois parlamentares tão respeitados e conceituados o reconhecimento ao nosso trabalho, ao nosso currículo e, sobretudo, a nossa honestidade", disse Juliana.

Juliana disse que, eleita prefeita, vai fazer um trabalho de articulação com parlamentares do NOVO na Alerj e no Congresso.

"Em Niterói, há muitas demandas que extrapolam a autonomia do prefeito, como é o caso do caos ambiental, segurança pública, saúde, cultura. O prefeito tem que ir a Alerj, tem que ir ao Congresso buscar apoio e sei que a bancada do NOVO está do meu lado e, acima de tudo, do lado de Niterói", finalizou.

Os candidatos Axel Grael (PDT), Deuler da Rocha (PSL), Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

São Gonçalo

O Capitão Nelson (Avante) aproveitou o dia chuvoso para realizar gravações em seu comitê central, na manhã desta sábado (31).

Após isto, o prefeitável participou de um encontro com lideranças religiosas, no Laranjal. Já à tarde, conversou com moradores e apoiadores, no centro da cidade e Jardim Alcântara, onde apresentou seus projetos e respondeu perguntas dos gonçalenses.

Depois de participar de reunião com lideranças evangélicas em um salão de festas no bairro Vila 3, o prefeito de São Gonçalo e candidato à reeleição, José Luiz Nanci (Cidadania), fez corpo a corpo no Centro da cidade, onde apresentou à população, comerciantes e vendedores ambulantes as ações que realizou nos últimos três anos de governo e algumas de suas propostas para continuar governando a cidade.

À tarde e à noite Nanci também teve encontro com lideranças políticas nas regiões do Fazenda dos Mineiros, Barro Vermelho, Arsenal e Camarão. 

Ao lado de correligionários e de candidatos a vereador, o prefeito enumerou à população os investimentos realizados nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

"Somente na Saúde, conforme vocês podem averiguar no site do Tribunal de Contas, investimos muito mais do que determina a lei. Reabrimos a Clínica da Família Dr Zerbini, no Arsenal; criamos mais polos de fisioterapia; inauguramos a Maternidade Mário Niajar, no Alcântara; ampliamos o Espaço Rosa, equipamento que cuida da saúde da mulher; e montamos e equipamos, com monitores e respiradores, mais de 150 leitos de clínica médica e de CTI adulto e pediátrico na rede municipal para cuidar das pessoas com Covid-19", explicou. 

Nanci também falou sobre obras de infraestrutura e lembrou das dificuldades que encontrou quando assumiu a administração em 2017.

"A prefeitura estava sem luz, os funcionários com os salários atrasados, a cidade cheia de lixo e dívidas que passavam dos R$ 300 milhões. Foi muito difícil, mas conseguimos arrumar a casa e colocar em prática vários projetos e serviços beneficiando muita gente, principalmente as mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência. Queremos e avançar muito mais nos próximos quatro anos. Vocês podem ter certeza", finaliza.

Os candidatos Dimas Gadelha (PT), Dayse Oliveira (PSTU), Dejorge Patrício (Republicanos), Isaac Ricalde (PCdoB), Ricardo Pericar (PSL), Roberto Sales (PSD) e Rodrigo Piraciaba (PSB) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h42

< Anderson Silva 'pendura as luvas' em luta neste sábado Preso com drogas após perseguição em Itaboraí <