Política

CDL celebra 61 anos de olho em inovações e tecnologia

Autoridades, empresários e representantes da sociedade civil participaram da celebração. Foto: Wallace Rosa

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL) completou 61 anos no último dia 13 e a celebração aconteceu na noite desta quinta-feira (23), na sede da associação, no centro da cidade, reunindo autoridades municipais, representantes da sociedade civil e empresários.

A entidade, entre as mais antigas do país, permanece apresentando pautas de destaque no cenário atual pela sua afinada faceta em intermediar mercado, investimento e renovação.

Conforme o presidente da CDL, Luiz Vieira, atualmente existe uma necessidade do empresário iniciar o processo de entender às novas formas de consumo. Para ele, diante das novas tecnologias e modelos de compra, toda a atenção neste sentido se torna inevitável.

Presidente da CDL, Luiz Vieira, comentou as mudanças enfrentadas pelos lojistas. Foto: Wallace Rosa

“Pelo menos 90% dos jovens de hoje em dia, que possuem idades de até 25 anos, na chamada nova geração, buscam por compras online, ao invés das lojas físicas. Tudo é pelo celular. Ou seja, diante deste cenário e mudança de comportamento, precisamos repensar, discutir e partir para a inovação. Enquanto alguns empresários reclamam que a venda está ruim, outros já estão renovando, se remodelando, abrindo novas lojas, fazendo do seu espaço um novo encontro de consumo, se preparando e se capacitando”

Em Niterói, a CDL sempre esteve à frente de muitas lutas e conquistas em prol dos comerciantes, sempre argumentando com representantes governamentais e autoridades desde às demandas trazidas pelos empresários, até melhorias e inovações dentro daquilo que ela própria oferece para os seus associados.

Secretário Municipal de Administração de Niterói, Fabiano Gonçalves, também esteve presente na cerimônia e mostrou contentamento com o trabalho dos seus sucessores na Casa, sendo eles, o presidente Luiz Vieira e o seu vice Manoel Alves.

Ex-presidente da CDL, Fabiano Gonçalves, falou sobre o legado da Confederação. Foto: Wallace Rosa

“Não tem coisa melhor do que ver pessoas que te sucedem, executando coisas maiores. Eu acho que eles estão conseguindo cumprir esse papel perfeitamente. Além do mais, eu frequento a CDL já tem dez anos. Tive a oportunidade de ser o presidente mais novo que já passou por aqui. A entidade chega aos seus 61 anos em boa forma, jovial, com a cabeça aberta e antenada com essa modernidade e acima de tudo entendendo o seu papel: que é o de fomentar e corroborar com os que já estão produzindo", celebrou.

Giovanna Victer, secretária municipal de Fazenda de Niterói, disse que um dos grandes valores que a cidade tem é a capacidade de dialogar com a sociedade civil organizada.

Giovanna Victer prestigiou o evento. Foto: Wallace Rosa

“A CDL hoje é uma protagonista neste diálogo. A entidade responde muito aos seus associados, costuma atender as agendas de forma correta, escuta o setor e consegue uma interlocução qualificada com o governo. É um privilégio ter uma organização como essa, onde é possível a articulação, a conversa, facilitando essa ponte com um setor tão importante como é o lojista”, explicou.

Ainda durante o discurso, o presidente Luiz Vieira argumentou que destes 61 anos de constante construção da CDL, ele é apenas uma ponta do iceberg - visto que, segundo ele, tudo o que já foi conquistado, em termos de credibilidade e afins, se deve a um trabalho bem feito através de um time composto por ex-presidentes notáveis.

“Hoje eu tento contribuir, representar e dar continuidade ao que todos ajudaram a construir. Quero homenageá-los pela luta constante. Tudo começou numa sala tão pequena e hoje temos esse prédio com tamanha representatividade para o Brasil inteiro. Aqui já discutimos causas municipais, estaduais e federais, que possuem muita responsabilidade".

Entre os convidados também estiveram presentes o prefeito Rodrigo Neves (PDT), a secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e o deputado estadual Fernando Salema (PSL).

< Justiça torna réus deputados presos na operação Furna da Onça Anac anuncia suspensão de todas as operações da Avianca <