Política

Crise econômica abordada durante campanha em Niterói

Deuler fez bandeirada com apoiadores. Foto: Divulgação

Nem mesmo o calor que fez na cidade de Niterói, nesta quarta-feira (28), impediu que candidatos à prefeitura se movimentassem nos principais bairros em busca de votos. Aproveitando a proximidade das eleições, os prefeitáveis continuaram apresentando propostas e ouvindo demandas da população.

O candidato Deuler da Rocha (PSL) iniciou sua campanha na manhã desta quarta visitando o Largo do Marrão, Pé Pequeno, Santa Rosa e Jardim Icaraí. Durante a caminhada, disse ter escutado demandas e reclamações de moradores e comerciantes com a crise econômica causada pelos reflexos da pandemia de Covid-19.

"É muito triste vermos em Niterói esse massacre econômico que é feito, com tantas lojas fechando por causa da pandemia e quem se arrisca abrindo seu estabelecimento não tem o apoio necessário da Prefeitura para passar por esse momento crítico. Teremos uma política de recuperação plena da economia da cidade, temos mecanismos para fomentar isso", garantiu Deuler.

À tarde, o candidato, acompanhado de seu vice na chapa, Alexandre Ceotto (Republicanos), fez corpo a corpo em frente à estação das Barcas, no Centro.

Juliana Benício (NOVO) esteve com moradores do Largo da Batalha durante a manhã, acompanhada de candidatos a vereador e pela equipe de campanha, formada por voluntários. Ela lembra que o local é um importante entroncamento de vias que levam à Região Oceânica, Santa Rosa, Pendotiba e São Francisco.

"Mais uma vez encontro niteroienses insatisfeitos com a segurança e com o que chamo de zeladoria, o cuidado com as calçadas, paradas de ônibus, sinalização. A sensação dos moradores de que está tudo largado faz todo o sentido", comentou a candidata.

Segundo Benício, usuários da Policlínica do Largo da Batalha reclamaram da demora no atendimento e nas filas de até seis meses para se fazer exames.

"Eu ouvi pessoas indignadas com razão porque o que aparece na propaganda é outra cidade. É inadmissível uma cidade rica como Niterói, com orçamento deste ano em R$ 3 bilhões e 600 milhões, não conseguir entregar o mínimo aos cidadãos", disse.

Allan Lyra (PTC) começou seu dia em reunião com empresários e lojistas, onde pôde ouvir demandas do setor e apresentar suas propostas. Iniciou a tarde participando da Santa Missa para celebrar o dia de São Judas Tadeu, um dos santos de sua devoção.

Ao fim da tarde, retornou às ruas de Icaraí ao lado de um candidato a vereador para panfletar e buscar apoio da população local. Em seguida, participou ainda da carreata de São Judas Tadeu, em sequência as suas comemorações.

"Frequentava diariamente a Paróquia de São Judas Tadeu, onde o padre Carmine Pascale me acolheu como um filho. Certamente conto com a intercessão de São Judas durante a campanha", explicou.

No dia do Servidor Público, Flavio Serafini (PSOL) dedicou a manhã para debater, na Câmara Municipal de Niterói, uma audiência pública sobre o impacto da Reforma Administrativa em Niterói.

"Na cidade, a atual prefeitura, que se elegeu dizendo que reduziria o número de cargos comissionados e realizará concursos, aumentou em 29% o quantitativo de indicados políticos, com um custo de cerca de R$ 4,5 milhões mensais para os cofres públicos e ainda aumentou as terceirizações e contratações precárias", apontou.

Serafini afirma que na área de Saúde, por exemplo, "o município tem mais profissionais contratados como autônomos, sem nenhum direito trabalhista, que servidores concursados. São 1880 autônomos contratados e 1687 estatutários. O resultado é uma rotatividade grande e falta constante de diferentes profissionais. Para termos serviços públicos de qualidade como saúde e educação, precisamos de concurso para profissionais qualificados".

Na parte da tarde, Serafini gravou alguns vídeos para a campanha.

Axel Grael (PDT) esteve na região de Maria Paula e na Zona Sul da cidade nesta quarta-feira (28). Durante o café da manhã e mais tarde em caminhada, Grael conversou com moradores sobre seus compromissos de campanha, como manter o Programa Renda Básica até a chegada da vacina contra o novo coronavírus. 

“Com o prefeito Rodrigo Neves, tivemos uma gestão histórica que mudou Niterói. Foram 8 anos de muita dedicação, trabalhando incansavelmente. No meu governo, não vamos perder o ritmo de entregas para a população. O Programa Renda Básica será estendido até a chegada da vacina, para que as famílias possam passar por esse momento de pandemia com mais tranquilidade. Também me comprometo não só a concluir, mas também expandir as obras de drenagem e pavimentação em toda a cidade”, garantiu.

Em Icaraí, Axel caminhou apresentando propostas pelas ruas Gavião Peixoto, Otávio Carneiro e Moreira César.

Entre as atividades desta quarta, o candidato Felipe Peixoto (PSD) reafirmou os seus compromissos com a categoria dos servidores. Um deles é a criação do Programa de Gestão de Pessoas, que tem como foco o investimento na qualificação dos funcionários com capacitação e treinamento permanente, priorizando a contratação por concursos públicos e a implantação do Plano de Cargos e Salários.

"Os servidores de Niterói são heróis e merecem mais do que vêm recebendo. No nosso governo vamos valorizá-los ainda mais, convocando os já concursados como os mais de 200 guardas municipais aprovados e até hoje não chamados. Vamos também promover novos concursos, assim como a qualificação permanente dos nossos colaboradores e a melhoria da infraestrutura de trabalho", disse Felipe.

Além da ação em Icaraí, Felipe panfletou em Santa Rosa e termina o dia no bate-papo virtual com alunos do curso de Comunicação Social da Universo. Entre outras atividades, o prefeitável gravou entrevista sobre mobilidade urbana para o site Pedal Sonoro, detalhando algumas de suas propostas para o segmento.

Os candidatos Sérgio Perdigão (PSTU), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

< Prefeitáveis de São Gonçalo apresentam propostas a eleitores nas ruas Bruno Henrique marca e Flamengo vence o Athletico-PR <