Política

Deputado de Niterói sorteado relator do impeachment de Witzel

A primeira reunião da comissão formada por deputados e juízes aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta (1º). Foto: Thiago Lontra - Alerj

O deputado estadual pelo PT, Waldeck Carneiro, foi escolhido para a relatoria do processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC), na tarde desta quinta-feira (1º).

A primeira reunião da comissão formada por deputados e juízes aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, (TJ-RJ), no Centro do Rio. Cada um dos membros recebeu um número que foi sorteado.

O presidente do TJRJ chegou a intimar o governador afastado, seus representantes e o deputado que formalizou a acusação para que se quisessem participar fisicamente ou de modo virtual na sessão inaugural.

Em nota, a assessoria de Witzel afirmou que o governador acompanhou a sessão por videoconferência.

O sorteio dos cinco desembargadores e cinco deputados que irão integrar o Tribunal Especial Misto, foram realizados na última segunda-feira (28) e terça-feira (29), respectivamente.

De acordo com Waldeck Carneiro (PT), os integrantes do Tribunal Misto vão se debruçar sobre o material probatório.

"Vamos nos aprofundar nesse material, fazer as oitivas das testemunhas, de modo a confirmar ou refutar, dependendo do conteúdo das provas as acusações que pesam sob o governador afastado", destacou.

Agora, a defesa do governador afastado será notificada e terá o prazo de 15 dias para apresentar a defesa. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio será o regente do tribunal misto.

Após apresentação da defesa, o relator vota se é contra ou a favor da instauração do processo para, em seguida, o tribunal votar se afasta ou não Witzel. A comissão terá o prazo de 180 dias para conclusão do pedido de impeachment.

Com Cicero Borges

< Corregedor da Câmara defende processo contra Flordelis Silêncio da Polícia Federal faz deputada recorrer à ONU <