Política

Desembargador Elton Leme é eleito presidente do TRE-RJ

Imagem ilustrativa da imagem Desembargador Elton Leme é eleito presidente do TRE-RJ
Desembargador foi eleito nesta sexta-feira (10). Foto: TRE-RJ

O desembargador Elton Martínez Carvalho Leme foi eleito presidente do Tribunal Eleitoral Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ), na manhã desta sexta-feira (10), no Plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no centro da capital.

Elton recebeu o cargo por aclamação, após o desembargador João Ziraldo Maia abrir mão de concorrer. Ele assumirá a vice-presidência. Além dessa posição, João Ziraldo também foi escolhido como corregedor da Corte Eleitoral Fluminense.

Dentro do evento de nomeação, Elton defendeu o uso de urnas eletrônicas como fonte confiável e também assinou um documento que prevê a construção de uma nova sede do TRE-RJ, em local ainda não estabelecido.

Carreira

Elton Leme foi vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-RJ de março a dezembro de 2021. O desembargador é carioca e formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como advogado até 1988 e como Defensor Público até 1992, quando ingrressou na magistratura estadual.

Trabalhou como juiz de direito em quase todas as competências, inclusive eleitoral, no interior e na capital, realizando a função de juiz auxiliar da Corregedoria e presidente do TJ-RJ. Elton Leme também foi presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.

Na carreira acadêmica, Elton é professor da Escola de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas, e coordenador ajdunto do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judicário (FGV Conhecimento). Atualmente, está realizando doutorado em direito público na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Como desembargador, ingressou no TJ-RJ em 2008, sendo atualmente presidente da 17ª Câmara Cível.

< São Gonçalo vai inciar distribuição dos cartões SuperaRJ Liminar do MPRJ reestabelece Bilhete Único Universitário no Rio <