Pronunciamento

'É apenas uma prorrogação', afirma Lula após resultado das eleições

Candidato do PT realizou uma coletiva depois da apuração

Petista liderou o primeiro turno
Petista liderou o primeiro turno |  Foto: Reprodução Instagram
  

O candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre o resultado que o levou, em primeiro lugar, à disputa do segundo turno junto com o candidato Jair Bolsonaro (PL). 

Em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (2) em São Paulo, Lula agradeceu o apoio das pessoas que votaram nele. O petista ainda informou que começa, já nesta segunda-feira (3), a campanha para o segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro.

"Quero agradecer e dar os parabéns a todos. Quero agradecer por mais esse gesto de generosidade. Temos que relembrar o que estava acontecendo há quatro anos atrás. Eu era tido como um ser humano jogado fora da política", comemorou.

O candidato também citou as pesquisas eleitorais que mostraram sua liderança durante a realização das campanhas.

"Durante toda a campanha, a gente esteve à frente nas pesquisas da opinião pública, de todos os institutos, e eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições e eu quero dizer pra vocês que nós vamos ganhar estas eleições"

Isso pra nós é apenas uma prorrogação Lula, Candidato à presidência da República
  

Lula ainda usou a sua fala para alfinetar Bolsonaro. Ambos terão oportunidades para debater antes da decisão no final do mês.

"Vocês sabem que o nosso país está na pior. Precisamos recuperar esse país. Para a desgraça de alguns, eu tenho mais 30 dias para fazer campanha. Vamos ver se ele [Bolsonaro] vai continuar contando mentiras ou falar a verdade para o povo brasileiro", discursou.

A ideia da campanha do candidato é viajar pelo país, mas focar principalmente em São Paulo, onde Fernando Haddad (PT), ficou em segundo lugar para o Governo do Estado. O planejamento dos petistas é reverter a situação no segundo turno paulista. Tarcísio (Republicanos) teve 42,32% dos votos válidos e saiu na frente na disputa.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Lula teve  48,23% dos votos válidos (56.560.251) contra 43,37% (50.864.973) de Bolsonaro.

< Veja quais estados vão para o 2º turno das eleições para governador 'Não temos nada a ganhar, só perder', diz Bolsonaro sobre eleição <