Política

Eleições se aproximam e candidatos seguem nas ruas de Niterói

Axel Grael durante café da manhã na comunidade São José, no Fonseca. Foto: Leonardo Simplício - Divulgação

As eleições 2020 se aproximam e candidatos à Prefeitura de Niterói seguem realizando campanhas nos principais bairros da cidade. Nesta quinta-feira (29) não foi diferente: o candidato Axel Grael (PDT) iniciou a agenda com um café da manhã na comunidade São José, no Fonseca.

Em conversa com moradores, ele anunciou um novo ciclo de investimentos para a Zona Norte, com a revitalização da Alameda São Boaventura e a implantação de um terminal no Caramujo.

Grael lembrou que nos últimos oito anos, a Zona Norte de Niterói recebeu investimentos em pavimentação, drenagem e contenção de encostas, principalmente nas comunidades, entre elas a São José.

"A cidade não fica pronta nunca. Vamos começar um novo ciclo de investimentos na Zona Norte, com a requalificação da Alameda, uma obra esperada há décadas", disse Grael, acompanhado de seu candidato a vice-prefeito, Paulo Bagueira (SD).

Entre os principais compromissos assumidos por Grael está o projeto Região Norte Sustentável, que contempla a reurbanização da Alameda São Boaventura, com o mesmo padrão urbanístico da Marquês do Paraná, no Centro, com ciclovia, paisagismo, novas calçadas e fiação subterrânea. A implantação do Terminal de Integração do Caramujo também vai promover mais fluidez ao trânsito da Alameda.

Durante a tarde, ainda participou de uma reunião com mulheres niteroienses, no Centro, debatendo propostas para Niterói continuar avançando e políticas públicas voltadas para a mulher.

Em seguida, o candidato se reuniu com representantes da Associação Comercial de Niterói, no Centro, falando sobre a prioridade da retomada econômica no momento pós-pandemia e sobre as ações que visam atrair novos investimentos para o município.

A quinta-feira de Juliana Benício (NOVO) foi dedicada a reuniões internas no comitê de campanha. A primeira delas foi com lideranças do Barreto sobre a nova visita com panfletagem que a candidata fará na próxima semana ao bairro.

"Vou sentar com um grupo moradores e expor o meu plano de governo. Vou detalhar, por exemplo, ações que serão feitas na área de saneamento", disse.

Em linhas gerais, Juliana promete "reformar as galerias antigas, assoreadas, de tamanho inadequado para o porte dos locais, que não atendem a vazão necessária, provocando alagamentos em diversos pontos".

"Vamos analisar a viabilidade de piscinões que resolvam de uma vez o problema de alagamentos em locais críticos da cidade", comentou.

No entanto, ela alerta que o saneamento precisa da eliminação das ligações irregulares e limpeza de córregos contaminados por esgoto, assoreados, com lixo que impedem o escoamento adequado das águas pluviais, poluindo a Baía de Guanabara.

"Sem eliminar as ligações irregulares vamos enxugar gelo. Niterói perdeu vários córregos e canais que se transformaram em rios de esgoto, como é o caso do Rio Icaraí que corta boa parte da cidade inclusive o Campo de São bento", continuou.

Outras ações envolvem desentupimentos de dutos esgoto e a garantia de trabalho efetivo dos garis comunitários.

"Fundamental a erradicação das valas negras nas praias da Baía de Guanabara e sistema lagunar e a readequação das ligações existentes nas comunidades com esgoto a céu aberto, irregulares, com ausência de manutenção da concessionária, e a inadequação de infraestrutura, incapaz de escoar o volume necessário de esgoto gerado pela comunidade", concluiu.

Flavio Serafini (PSOL) começou o dia andando pelas ruas da Zona Norte da cidade. Ele disse que a região "é uma das áreas negligenciadas pelo poder público em Niterói" e apontou "problemas de mobilidade, com engarrafamentos gigantescos na Alameda São Boaventura".

Por lá, ele inaugurou o Comitê Zona Norte, que fica próximo da tradicional rua São Januário. Nas palavras do candidato, a área demanda infraestrutura de Saúde, de Educação, creches, Saneamento, além de moradia digna.

"A Zona Norte da cidade é uma das regiões mais negligenciadas pelo poder público, com menos políticas e equipamentos que possam atender a população vulnerabilizada. Entendemos que neste momento da pandemia o auxílio de R$ 500 para populações vulnerabilizadas da cidade foi fundamental. Mas este benefício precisa se tornar política pública permanente de renda mínima. E isso deve vir junto com uma política forte de geração de trabalho e emprego e postos de trabalho na cidade", disse Serafini.

Após a inauguração, Serafini fez gravações para a campanha e, no início da noite, participou de um debate promovido pelo Santuário das Almas com candidatos à prefeitura da cidade.

O candidato Deuler da Rocha (PSL), caminhou nesta manhã pelo Centro da cidade, além de passar por bairros como Fonseca e Barreto. O Fonseca, segundo ele, é um bairro que carece de investimentos. À noite, participou do debate da Pastoral Fé e Cidadania.

"O Fonseca é um bairro de extrema importância da cidade e sofre com trânsito caótico na Alameda, sofre com o rio que transborda em dias de chuva forte, além de maquiarem o bairro tapando buracos que já foram tapados, gastando dinheiro ex excesso com coisas que não adiantaram a vida do morador daqui. Sem contar a violência no bairro. Vamos fazer o Niterói Presente ficar 24h, dando mais segurança, não só para o Fonseca e seus sub-bairros, mas para a cidade toda", esclareceu Deuler.

A agenda desta quarta-feira (29) de Felipe Peixoto (PSD), foi pautada por reuniões para alinhamento das ações de campanha e terminou com a participação no debate de cinco prefeitáveis de Niterói promovido nas redes pela Agência Tijolo, do Santuário das Almas, e da Pastoral Fé e Cidadania.

No encontro Felipe reafirmou propostas como as apresentadas na noite desta quarta, na live com alunos da graduação de Comunicação Social de uma faculdade. São projetos voltados ao turismo, como a instalação do teleférico no Parque da Cidade e a construção da Marina Pública em Charitas, e à mobilidade urbana, em especial, a viabilização do VLT para a cidade.

"O trânsito de Niterói está caótico, e a mobilidade é uma das nossas prioridades. A cidade vem crescendo nos últimos anos sem planejamento para suportar tanta demanda. Precisamos pensar em soluções. Niterói já está em conversa com a agência francesa de desenvolvimento e vamos avançar no projeto do VLT, que podemos levar do Centro à Zona Sul", adianta Felipe.

Os candidatos Allan Lyra (PTC), Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 21h32

< Campanha intensificada nas ruas de São Gonçalo Preço do arroz deve reduzir em janeiro <