Eleições

'Faraó dos Bitcoins' recebeu mais de 30 mil votos mesmo preso

Glaidson Acácio tentou uma vaga como deputado federal

Glaidson é acusado de diversos crimes
Glaidson é acusado de diversos crimes |  Foto: Reprodução
  

Glaidson Acácio dos Santos, também conhecido como "Faraó dos Bitcoins", recebeu 37.935 votos para a sua candidatura a deputado federal pelo Democracia Cristã (DC) no estado do Rio, nas eleições deste domingo (2), mesmo com a sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). 

O político, que é natural da Região dos Lagos, está preso desde agosto do ano passado. O TRE justificou a inelegibilidade do candidato porque o mesmo responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e crime contra o sistema financeiro nacional.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, Glaidson criou um esquema de pirâmide financeira com a sua empresa G.A.S Consultoria e prejudicou mais de 120 mil clientes. Mesmo com a quantidade de votos, o candidato não foi eleito para uma cadeira na Câmara Federal.

A prisão do ex-garçom foi decretada em agosto do ano passado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, com base na suspeita de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de capitais e participação em grupo criminoso.

Na decisão, o juízo apontou indícios de movimentações financeiras atípicas que chegariam a bilhões de reais, valores que estariam sendo remetidos ao exterior – uma possível forma de ocultar o patrimônio investigado. 

Também foi considerado o potencial risco de fuga dos investigados e a possibilidade de lesão irreversível aos investidores.

< Corpo do ex-pugilista Éder Jofre é velado em São Paulo Acusado de tentar furtar cabos é atropelado por trem no Rio <