Golpe Derrotado

Lançamento de livro sobre Rodrigo Neves reúne multidão no Rio

Evento de lançamento ocorreu em uma livraria no Leblon



Lançamento do livro Golpe Derrotado agitou o shopping Leblon, no Rio.
Lançamento do livro Golpe Derrotado agitou o shopping Leblon, no Rio. |  Foto: Karina Cruz
 

O lançamento do livro “Golpe Derrotado”, escrito pelo jornalista PH de Noronha, sobre o ex-prefeito de Niterói e atual pré-candidato ao Governo do Estado, Rodrigo Neves (PDT), reuniu uma verdadeira multidão de amigos e autoridades, na noite desta quinta-feira (17), em uma livraria do Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A obra retrata os bastidores políticos e jurídicos que levaram Rodrigo Neves à prisão, em dezembro de 2018, até a liberdade, em março de 2019, quando deixou o cárcere após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) por 6 votos a 1, retomando a liderança do Poder Executivo de Niterói.

De acordo com o livro, o ex-prefeito de Niterói foi vítima de lawfare, ou seja, o uso ou manipulação de leis como arma para combater um oponente. Na época, Rodrigo foi preso por causa de um suposto envolvimento em um esquema no setor de transportes de Niterói. Em depoimento, Neves informou que nunca foi ouvido sobre o caso e que a prisão não teve provas para ocorrer. 

Entre um autógrafo e outro, o postulante ao governo do Rio falou ao ENFOCO:

Pré-candidato ao Governo do Estado, Rodrigo foi ovacionado em noite de autógrafos no Rio.
Pré-candidato ao Governo do Estado, Rodrigo foi ovacionado em noite de autógrafos no Rio. |  Foto: Karina Cruz
 
Eu acredito que esse é um dia importante para a democracia e a justiça social. Eu estou muito feliz de ter muitos amigos de lideranças políticas, mundo jurídico e também das lutas sociais do Rio de Janeiro" Rodrigo Neves,
 

Coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM) de Niterói, Fernanda Sixel, esposa do Neves, comemorou o lançamento do livro, que possui o objetivo, segundo a família, de contar o que realmente aconteceu.

Fernanda Sixel lembrou as dores da família durante o período em que Rodrigo esteve preso.
Fernanda Sixel lembrou as dores da família durante o período em que Rodrigo esteve preso. |  Foto: Karina Cruz
 

“Hoje pra mim é um dia muito simbólico e um marco depois que tudo que nós vivemos. Uma prisão completamente arbitrária. Rodrigo foi retirado de dentro de casa sem a gente nem saber o porquê. Por isso que é um dia muito simbólico, um dia que cura um pouco as feridas da alma. Ninguém passa por uma situação dessas sem deixar marcas. A gente poder contar a real história me deixa extremamente feliz. É um momento de muita alegria depois de tanta dor."

O deputado estadual Waldeck Carneiro, que anunciou sua filiação ao PSB também nesta quinta (17), foi outro aliado de Rodrigo a estar presente no evento. Para o deputado, a prisão foi uma tentativa da oposição para assumir o poder de Niterói.

Deputado estadual Waldeck Carneiro também esteve presente.
Deputado estadual Waldeck Carneiro também esteve presente. |  Foto: Karina Cruz
 


O mesmo mal e a mesma perseguição que afetou o Lula, afetou o Rodrigo. Eles são, a rigor, vítimas do mesmo processo. O Rodrigo é devolvido à prefeitura depois de um sequestro por parte do estado, sem ser ouvido até hoje, nunca foi ouvido por nenhuma instância. É inaceitável que perseguições políticas sejam incitadas”, contou Waldeck.

Para o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, que assumiu a liderança do Executivo quando Rodrigo ficou preso, a Justiça foi feita. O político ainda afirmou ao ENFOCO que não irá entrar no processo de eleição deste ano como deputado estadual.

Atualmente vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira lembrou quando precisou assumir a prefeitura durante o cárcere do amigo.
Atualmente vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira lembrou quando precisou assumir a prefeitura durante o cárcere do amigo. |  Foto: Karina Cruz
 

"Nós fomos feridos. Tentaram dar um golpe e fazer uma covardia com Niterói. Mas a população deu o troco. Eu não tinha a menor dúvida de que, em determinado momento, a justiça ia prevalecer e assim foi feito. O momento que a gente está aqui para fazer esse registro é um momento que traz um certo conforto para os nossos corações e para que a gente possa resgatar a verdade”, disse Bagueira.

O Golpe

“Golpe Derrotado” traz ainda depoimentos de personagens que acompanharam o caso de Rodrigo Neves, como os ex-ministros Ciro Gomes, José Eduardo Cardozo e Tarso Genro, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Wadih Damous e do atual prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), que também esteve presente no evento.

A obra apresenta ainda uma análise da jurista Carol Proner sobre o lawfare e do advogado Técio Lins e Silva, que assina a apresentação, trazendo uma parte do texto de defesa apresentado ao TJ-RJ.

Entre as autoridades que também presentes: os prefeitos de Maricá e Cabo Frio, Fabiano Horta (PT) e José Bonifácio (PDT), o presidente estadual do Cidadania, Comte Bittencourt, o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz (PSD), os deputados David Miranda (PDT) e Alessandro Molon (PSB), além de vereadores e secretários de Niterói.

< Homem é preso por torturar e tentar matar a namorada Caixa inicia pagamento de março do Auxílio Brasil <