Eleições 2022

Lula visita São Gonçalo e fala em educação, fome e emprego

Candidato visitou município na manhã desta quinta (20)

Lula circulou em cima de carro pelas ruas do centro do município
Lula circulou em cima de carro pelas ruas do centro do município |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Sob forte calor, o candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT) esteve em São Gonçalo para uma passeata com apoiadores nesta quinta-feira (20). A  visita aconteceu em ruas do centro do município. Na cidade, Lula perdeu para Jair Bolsonaro no primeiro turno. 

Em seu discurso, o petista falou sobre gerar novos empregos, investir em educação e tirar o país do Mapa da Fome. Durante a passeata, Lula levantou uma bandeira do Brasil e recebeu um quadro de Nossa Senhora. Ele também ganhou, dos apoiadores, uma bandeira LGBTQIA+ com seu rosto e exibiu para o povo. 

“Vocês sabem o sofrimento do povo de São Gonçalo com o desemprego, o sofrimento sem ter aumento no salário mínimo no país. Queremos consertar esse país, acabar com o desemprego, com a fome. Não faz sentido sermos o primeiro produtor de proteína animal no mundo e termos pessoas passando fome. Quero também fazer mais universidades, fortalecer o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e fazer com que nossa juventude tenha um emprego mais qualificado”, disse ele. 

Candidato tenta no município reverter o quadro desfavorável, já que perdeu no primeiro turno para Jair Bolsonaro
  

Lula também alfinetou seu concorrente e atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). 

“Vocês sabem que eu nunca vi na história desse país um candidato gastar 10% do dinheiro que o meu adversário está gastando da máquina pública. Quando eu era presidente, fui candidato à reeleição. A Dilma quando estava na presidência também foi candidata à reeleição e a gente só fazia campanha no final de semana e depois das 18h da tarde. Ele faz tempo que não vai ao palácio”, afirmou o candidato petista. 

Cobrança

Candidato enfrentou forte calor na cidade para tentar reverter a desvantagem nos números eleitorais
Candidato enfrentou forte calor na cidade para tentar reverter a desvantagem nos números eleitorais |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Com ele, estavam presentes sua esposa, Janja, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) que se candidatou ao cargo de governador do Rio e o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. 

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, falou sobre a atual gestão federal e a relação com o município. 

“Hoje, com esse desgoverno Bolsonaro, o povo de São Gonçalo sofre com o desemprego. A primeira escola técnica federal de São Gonçalo foi o presidente Lula que inaugurou, a expansão da Universidade Federal Fluminense, a UFF tinha 20 mil alunos e hoje tem mais de 50 mil estudantes. A UFF atende à São Gonçalo e Niterói e, por isso, não tenho dúvida de, no dia 30, votar 13”, disse o pedetista. 

No local, o público cobrou cobrou pela famosa cerveja e picanha prometida pelo candidato durante a campanha. No evento, ainda estavam presentes a deputada federal Talíria Petrone (PSOL), que está grávida, Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT) e André Ceciliano (PT), que concorreu a uma vaga no Senado. 

O candidato também veio a São Gonçalo no primeiro turno para falar sobre fé e seus planos na política. O candidato do PT perdeu no município com 42,4% dos votos válidos, ou seja, mais de 208 mil votos, contra Bolsonaro, que teve 50,09%, mais de 246 votos válidos.

< Vídeo: noiva pede bênção do pai em hospital antes do casamento Chá revelação pega fogo durante show pirotécnico; veja vídeo <