Política

Pescadores recebem atenção durante dia de campanha em Niterói

Allan Lyra disse ter observado "as condições precárias de trabalho dos pescadores". Foto: Divulgação

O dia de campanha eleitoral, em Niterói, foi agitado para candidatos à Prefeitura, nesta quarta-feira (4). Allan Lyra (PTC) iniciou sua agenda com o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr, e ao lado dos deputados federal Carlos Jordy e estadual Márcio Gualberto, visitando o bairro de Jurujuba.

O candidato disse ter observado "as condições precárias de trabalho dos pescadores" da região. Em seguida, Allan Lyra levou Jorge Seif Jr. para almoçar no Mercado São Pedro, na Ponta D'Areia.

Na parte da tarde, o candidato visitou a Ilha da Conceição para também ouvir as demandas dos pescadores de lá. Lyra contou ter solicitado ao secretário nacional da Pesca, que fosse importado para Niterói, caso eleito, o "Escritório da Pesca", por meio de um convênio entre o Governo Federal e o Governo Municipal, onde seria instalada uma base avançada para atendimento de pescadores, armadores, indústrias de pesca e aquicultores da região.

"O objetivo é facilitar o acesso aos trâmites burocráticos da pesca, que incluem desde a retirada de carteirinhas de pescador, até o pedido de licenças para embarcações e o envio de documentos. Nós vamos dar dignidade e condições de trabalho para o pescador de Niterói. Ainda nem fui eleito e olha o que a minha boa relação com o governo federal já pode proporcionar para a nossa cidade", disse o candidato.

Finalizando a agenda com o secretário, a equipe de campanha visitou o Terminal Pesqueiro de Niterói, "que se encontra abandonado desde a sua inauguração", segundo frisou Allan Lyra. Ainda no fim do dia, o prefeitável participou de um compromisso de campanha do candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ao lado do deputado estadual Marcio Gualberto.

Já o candidato Felipe Peixoto (PSD) começou a agenda cedo com caminhadas na Região Oceânica e na Região Leste. Nas atividades, o prefeitável interagiu com comerciantes e moradores no trevo de Itacoatiara e praça do Engenho do Mato, afirmando, entre outros, o seu compromisso de municipalizar o Ciep Ruy Frazão Soares existente no local e modernizar o programa Médico de Família para atender o bairro por completo.

Na sequência, Felipe caminhou por ruas de Várzea das Moças e Rio do Ouro, reforçando a construção de um terminal rodoviário de integração na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e anunciando a revisão junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do licenciamento do cemitério de Várzeas.

"A municipalização do Ciep do Engenho do Mato é uma antiga reivindicação dos moradores, que viram a Escola Estadual Fagundes Varela ser desativada e a atual gestão prometeu recuperar a unidade, o que não aconteceu. Vamos fazer isso agora com a municipalização do Ciep. Precisamos levar educação para todos os cantos da cidade. Levaremos também para o bairro um extenso plano de obras de infraestrutura, urbanização e drenagem do rio João Mendes para resolver de vez a questão dos alagamentos. E vamos ainda modernizar o Médico de Família para ampliar o alcance de cada unidade. Já na Região Leste temos entre as prioridades a implantação do terminal de integração e a revisão da licença para a construção do cemitério que envolve muitas questões ambientais", disse Felipe.

Na caminhada por Várzea, Felipe destacou que a Região Leste ficou esquecida, lembrando que o seu governo vai cuidar de toda a cidade.

"Vamos levar melhorias a todos os bairros, sem privilegiar uma região ou outra. Para isso continuarei indo às ruas ouvir as demandas e tirar do papel projetos que de fato melhorem a qualidade de vida da cidade como um todo. Hoje mesmo estou aqui reafirmando o meu compromisso com a Região Leste para acabar com o caos do trânsito das redondezas. Niterói recebe centenas de ônibus intermunicipais, sobretudo pela RJ-106, e por isso a necessidade de um terminal para integrar o volume de veículos de Maricá e de São Gonçalo, diminuindo o número de ônibus rodando pela cidade", destacou Felipe.

À tarde a agenda prosseguiu com a participação do vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa, em panfletagens na Praça Araribóia, no Centro, e na Rua Moreira Cesar, em Icaraí. A dupla terminou o dia com reuniões com eleitores em Icaraí e São Francisco.

O candidato Flavio Serafini (PSOL) esteve no Complexo da Viradouro, junto com uma candidata a vereadora. A comunidade está entre as que mais demandam serviços básicos, segundo o candidato.

"Conversamos com moradores da Viradouro, que relataram as dificuldades na comunidade, em especial os casos de abuso policial por causa da ocupação violenta da polícia. Vamos trabalhar para garantir segurança preventiva, que respeite os moradores e garanta o direito de todos. É um absurdo Niterói ser recordista de violência policial no país. Queremos uma cidade segura para todos", disse Serafini.

Ele informou ainda que entre as propostas de seu plano de governo está a implementação de um novo modelo municipal de segurança cidadã, de acordo com prioridades estabelecidas pelo poder público em conjunto com a sociedade, e voltado para a administração de conflitos e a garantia de direitos.

O candidato Axel Grael (PDT) começou a agenda desta quarta-feira (4) com um café da manhã no Morro do Palácio, no Ingá, onde reforçou seu compromisso de investir em melhorias nas comunidades, através do programa Novo Morar Melhor. Ao longo do dia, Grael também se reuniu com esportistas e fez uma caminhada pelo Centro de Niterói ao lado do prefeito Rodrigo Neves, de quem tem o apoio.

O Morro do Palácio foi uma das comunidades que receberam cerca de R$ 500 milhões em obras de contenção de encostas realizadas na cidade nos últimos oito anos.

"A gestão do Rodrigo olhou para todas as regiões da cidade, mas principalmente para as comunidades. Investimos em obras de contenção de encostas, que salvam muitas vidas. Me comprometo a continuar com esse olhar, trazendo um novo ciclo de investimentos para as comunidades. Com o Novo Morar Melhor, vamos avançar com obras de infraestrutura nos espaços em comum, mas queremos agora criar o Arquiteto de Família, com profissionais que vão ajudar as famílias a melhorarem as condições de habitação. Dessa forma, as famílias poderão viver num ambiente mais saudável e com mais qualidade de vida", explicou Grael.

No início da tarde, o candidato à Prefeitura almoçou com esportistas de Niterói. No encontro, Grael falou sobre a sua relação com o esporte e sobre a importância de ações de incentivo, reforçando seu compromisso de dar continuidade ao processo de transformação da Concha Acústica em um parque olímpico com padrão internacional.

"Sempre tive o esporte como uma ferramenta para desenvolver ações sociais e de transformação. Há 22 anos, eu e meus irmãos criamos o Projeto Grael, que já beneficiou mais de 20 mil jovens. O esporte é capaz de transformar. Estamos vendo isso acontecer no Caramujo, onde fizemos um Parque Esportivo, com campo de futebol, ginásio poliesportivo e pista de atletismo. Mais de 800 jovens já foram inscritos nos programas esportivos de lá. Agora, vamos investir na Nova Concha Acústica, com um ginásio de padrão internacional para atrair competições para Niterói", declarou Grael. 

Logo depois, o candidato visitou a sede da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Audição (Apada), onde falou sobre suas propostas.

Em seguida, Grael fez uma caminhada no Centro de Niterói, com o prefeito Rodrigo Neves. Juntos, cumprimentaram pedestres no entorno do Terminal João Goulart.

O candidato Sérgio Perdigão (PSTU) participou de reunião com equipe de campanha durante a manhã. À tarde, das 14h às 18h, interagiu com eleitores em suas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

Os candidatos Deuler da Rocha (PSL), Juliana Benicio (NOVO), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h47

< Final feliz para Pipoca sequestrada em São Gonçalo Oito das nove regiões do Rio têm baixo risco para Covid-19 <