Votação encerrada

Rodrigo Bacellar é o novo presidente da Assembleia do Rio

Ele foi eleito com 56 votos. Houve 13 abstenções e uma falta

Rodrigo Bacellar está no segundo mandato
Rodrigo Bacellar está no segundo mandato |  Foto: Marcelo Eugênio
 

O deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL) é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), por 56 votos. Ele foi eleito no início da noite desta quinta-feira (2). Foram 13 abstenções e uma falta da oposição. Primeiro ato como presidente foi pedir um minuto de silêncio em respeito a morte da jornalista Glória Maria. 

“Uma das minhas grandes marcas é lealdade e gratidão. O dia de hoje marca a conclusão de um longo e difícil processo eleitoral. É um ponto de chegada, mas também um ponto de partida. Uma tarefa árdua que só será possível realizar se trabalharmos coletivamente”, disse Bacellar logo após o encerramento da votação que durou quase quatro horas. 

Leia +: Jair Bittencourt desiste de candidatura à presidência da Alerj

Leia +: Eleição para presidência da Alerj será por votação secreta

Leia +: STJ derruba voto secreto para presidência da Alerj

A decisão liminar da Justiça Estadual que determinava a votação secreta pela chapa "Unidos pelo Rio" foi revogada e houve uma votação aberta e nominal.

Antes, o pleito estava sendo realizado de forma individual e por ordem alfabética, com os 70 parlamentares se dirigindo à cabine para votação secreta. 

Jair Bittencourt, também do PL, desistiu da candidatura a pedido do governador Cláudio Castro um pouco antes da sessão, já que Bacellar também é da base aliada do governo estadual. Ele declarou apoio ao colega, votando favorável a Bacellar. 

Jair Bittencourt (D) desistiu da candidatura para apoiar Bacellar
Jair Bittencourt (D) desistiu da candidatura para apoiar Bacellar |  Foto: Marcelo Eugênio
  

CURRÍCULO 

Rodrigo Bacellar é advogado tributarista especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Faculdade Damásio, é pós-graduando em Gestão Pública (MBA) pela Universidade Cândido Mendes e está no segundo mandato como deputado estadual. 

Entre 2007 e 2009, atuou como assessor da Secretaria-Geral de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE/RJ) e, entre os anos de 2009 e 2011, foi presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte).

Por influência de seu pai, Marcos Bacellar, político de destaque na sua cidade natal, Campos dos Goytacazes (eleito vereador por três mandatos, presidindo o Legislativo), Rodrigo iniciou sua história na política aos 14 anos.

Em 2018, Rodrigo lançou sua primeira candidatura a deputado estadual pelo Solidariedade (SD), tendo sido eleito com 26.135 votos.

Na Assembleia Legislativa, foi membro titular de comissões permanentes importantes, tendo sido eleito presidente da Comissão de Normas Internas e Proposições Externas e vice-presidente das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento, além de membro do Conselho de Ética.

OUTROS DA MESA DIRETORA 

A Mesa Diretora será composta ainda por Brazão (União) como 1º vice-presidente; Tia Ju (REP), 2ª vice-presidente; Zeidan (PT), 3º vice-presidente e Célia Jordão (PL), 4ª vice-presidente. Como 1º secretário, Rosenverg Reis (MDB); 2º secretário, Dr. Pedro Ricardo (PROS); 3ª secretária, Franciane Motta (União) e 4º secretário, Giovani Ratinho (SDD). 

< Ex-deputado Daniel Silveira é transferido para presídio Após sucesso na Copa, 'Os Quebradeiras' fazem turnê pelo Brasil <