Ministério da Educação

Senado pede explicações de relação entre pastores com o MEC

Milton Ribeiro deve prestar esclarecimentos ao Senado

As denúncias são referentes  ao repasse de verbas para municípios por indicação dos pastores  a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).
As denúncias são referentes ao repasse de verbas para municípios por indicação dos pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). |  Foto: rede social
 

A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou convite ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para comparecer e prestar informações na próxima quinta-feira (31) sobre aparente beneficiamento indevido na destinação de verbas públicas da pasta. As denúncias são referente ao repasse de verbas para municípios por indicação dos pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O colegiado também aprovou o convite ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Márcio Lopes; aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura; e os prefeitos para esclarecerem denúncias. As datas ainda não foram definidas, mas a previsão é que a agenda seja estipulada após a oitiva do ministro.

As denúncias repercutiram após conteúdo divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, através de um áudio do ministro Milton Ribeiro, sobre uma reunião com prefeitos que, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), repassava verbas para municípios por indicação dos pastores. O encontro teria ocorrido em um restaurante, em Brasília, após almoço informal com os representantes em abril de 2021.

Posteriormente, outra denúncia foi realizada pelo prefeito do município de Luís Domingues, no Maranhão, Gilberto Braga (PSDB), que confirmou o caso. Braga relata que um dos pastores solicitou R$ 15 milhões e 1kg de ouro para encaminhar os pedidos da prefeitura.

< Pelas Eliminatórias, Brasil faz último pitstop em casa antes da Copa Vídeo: técnico confunde time com banco, arranca risadas em coletiva e vira meme na web <