sábado, 15 de maio de 2021

A arte da guerra do tráfico na disputa por comunidades de Niterói

comunidades no fonseca
Zona Norte de Niterói tem sido alvo de recentes confrontos entre traficantes. Foto : Lucas Benevides

Embora alguns traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) estejam utilizando as redes sociais para comemorar uma suposta invasão em comunidades da Zona Norte de Niterói, a Polícia Civil, através da Delegacia do Fonseca (78ªDP), desmente qualquer expulsão do Terceiro Comando Puro (TCP) de Niterói, revelando a artimanha dos criminosos. Um intenso tiroteio foi registrado por moradores na terça-feira (27), na Engenhoca, bairro que se tornou uma verdadeira praça de guerra entre criminosos de facções rivais.

De acordo a polícia, o tiroteio registrado na última terça tratou-se de uma disputa, entre traficantes rivais, por uma área que faz divisa entre as comunidades controladas pelo CV e TCP. Em minoria no município, a segunda facção segue controlando o tráfico de drogas das comunidades conhecidas como Palmeira, Santo Cristo, Pimba, Coreia e Coronel Leôncio, localizadas nos bairros Fonseca e Engenhoca.

Segundo informações internas da Delegacia do Fonseca, o tiroteio teve como objetivo a ‘conquista’ da Rua 4, que faz divisa entre as comunidades Nova Brasília e Coronel Leoncio, territórios controlados por diferentes facções. No entanto, não houve qualquer invasão por parte de nenhuma facção.

As duas principais frentes na guerra do tráfico na Zona Norte de Niterói são: de um lado o Comando Vermelho, com bandidos da Nova Brasília, na Engenhoca, e do lado oposto o Terceiro Comando Puro, com frente formada por traficantes do Rio, oriundos da localidade conhecida como Amarelinho, em Irajá, que compraram as comunidades dos antigos “proprietários” da região.

Fake News do crime

Após o confronto ocorrido na noite da última terça-feira (27), pela internet, páginas ligadas a facção criminosa Comando Vermelho (CV) chegaram a compartilhar mensagens através das redes sociais comemorando uma suposta invasão. Os recados de “autoestima” foram compartilhados por diversas perfis no Twitter. Em um deles, existe até uma ameaça a criminosos integrantes da facção criminosa que controlam comunidades de Maricá e Itaboraí, que ainda controlam favelas que são do Comando Vermelho.

Apesar da intensa troca de tiros entre os criminosos das facções rivais, não houve nenhuma entrada de baleados nas unidades de saúde da região na última terça-feira. O comando do Batalhão de Niterói (12ºBPM) informou que não foi acionado para o confronto entre os traficantes.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');