sábado, 24 de outubro de 2020

Drones serão testados em Niterói para auxiliar em operações

Dez aeronaves serão testadas em Niterói. Foto: Drone DJI/Divulgação
Dez aeronaves serão testadas em Niterói. Foto: Drone DJI/Divulgação

Dez aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones, serão testadas, na manhã de segunda-feira (11), no quartel do Grupamento Aeromóvel (GAM), da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Niterói.

Adquiridas pelo Gabinete de Intervenção Federal como parte de um processo de doação, as aeronaves da marca DJI, modelo Matrice 210, são equipadas com softwares sofisticados e podem realizar múltiplas funções. Entre elas, voos noturnos em condições climáticas adversas, mapeamento de área em tempo real, apoio a operações policiais em áreas conflagradas e localização de pessoas e objetos.

As aeronaves passarão a compor o acervo de equipamentos de três corporações do estado: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Poderão ser utilizadas em diferentes ações operacionais, tanto na área de segurança pública como defesa civil, inclusive em apoio no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

No âmbito da Polícia Militar, o GAM criou o Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (NuARP) para operar essas aeronaves. Fundado em 2017, o NuARP formou e capacitou oficiais e praças para operar o sistema, com a realização de cursos teóricos e treinamento prático com aeronaves cedidas através de parcerias com empresas.

Publicada às 12h

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *