quarta, 02 de dezembro de 2020

Em Niterói, PM recupera três carros clonados em 24 horas

Carro clonado é apreendido por policiais militares na BR-101. Foto: Divulgação
Tecnologia implantada pela Prefeitura inclui 522 câmeras de monitoramento que atuam 24 horas na cidade. Foto: Divulgação

Três veículos clonados foram recuperados em 24 horas em Niterói, graças ao sistema de Cercamento Eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A tecnologia permitiu que, em questão de segundos, os dados pudessem ser confrontados e desencadeada a ação para recuperação dos veículos.

Quando o alerta registra alguma irregularidade após a verificação das placas de veículos, agentes do Cisp imediatamente acionam a força policial mais próxima.

Nesses três casos, os carros foram abordados e recuperados por agentes do Programa Niterói Presente, totalmente custeado pela Prefeitura de Niterói. Os casos aconteceram no Fonseca, Barreto e Centro e foram registrados nas 76ª DP (Centro) e 78ª DP (Fonseca).

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, explica que a tecnologia utilizada pelo Cisp é de extrema importância para a realização de ações policiais bem planejadas, com resultados exitosos.

“Este é um trabalho muito específico e que pode, aparentemente, não apresentar números muito relevantes, mas é uma ferramenta fundamental para investigações e elucidações de casos. É também mais demonstração de que podemos avançar no combate à criminalidade com o uso da tecnologia aliada à inteligência. Niterói está avançando cada vez mais nesse ponto por entender a importância do investimento em tecnologia para apoiar as ações das forças de segurança”, explicou o secretário.

Em dois dos três casos desta quarta-feira (6), os veículos foram identificados no cercamento em menos de três horas. O primeiro foi um Honda Fit, com placa do município de Americana, em São Paulo, que transitava na avenida Jansen de Mello, no Centro de Niterói. Ao ser dado o alerta, agentes efetuaram o cerco e abordaram o veículo na Avenida do Contorno. A ocorrência foi registrada na 78ª DP.

O segundo veículo foi recuperado durante patrulhamento de rotina dos agentes do Niterói Presente na Rua São João, no Centro. Eles foram alertados pelo Cisp de que havia um carro Volkswagen Up, de cor branca, com suspeita de ter sido clonado, pois um veículo com a mesma placa e características teria passado no portal de monitoramento, no mesmo horário, em municípios diferentes (Niterói e Maricá). Os policiais abordaram o veículo e constataram divergências na documentação. O caso foi registrado 76ª DP.

A terceira ocorrência desta quarta-feira foi com um Jeep Renegade preto, foi abordado por agentes do Programa Niterói Presente que atuam no Barreto. O veículo foi apreendido e encaminhado para a 78ª DP, que conduzirá a investigação.    

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *