quinta, 26 de novembro de 2020

Fraude é investigada entre funcionários da Caixa

PF apreendeu diversos documentos falsos. Foto: Marcelo Tavares

Sete mandados de prisão foram cumpridos e uma pessoa foi presa em flagrante, na manhã desta quinta-feira (22), durante operação da Polícia Federal em Niterói. Eles são acusados de integrarem uma quadrilha que utiliza uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento de valores de benefícios e fazer retiradas dos valores de contas da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o delegado responsável pela operação, Bruno Bastos, a organização agia em todo o estado do Rio desde o início de 2019 e realizou, pelo menos, 150 fraudes. O prejuízo estimado é de R$ 2 milhões.

“A quadrilha utilizava-se de informações de um funcionário da Caixa para descobrir dados dos beneficiários, além de extratos previdenciários e realizava variados saques, como o Auxílio Emergencial e Cotas do PIS. Um dos envolvidos, sozinho, gerou um prejuízo de R$ 600 mil. As investigações continuam e não descartamos a hipótese de que outros funcionários da Caixa estejam envolvidos no esquema fraudulento”, disse o delegado.

Na residência de um dos envolvidos no esquema, os policiais encontraram diversos documentos de identificação falsificados e suportes originais de documentos. Os criminosos “apagavam” as informações pessoais e colocavam uma espécie de uma película para falsificar os documentos e realizar os saques.

Ao longo da investigação, 23 pessoas foram indiciadas e os policiais federais buscam informações sobre outros envolvidos no esquema criminoso.

Os presos serão indiciados pelos crimes de estelionato, organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de capitais.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *