sexta, 16 de abril de 2021

Guarda Municipal é atacada a tiros em São Gonçalo

Publicado às 16h41 / atualizado às 17h30

Momento do ataque foi registrado por imagens de comércios próximos. Foto: Reprodução

Uma viatura da Guarda Municipal de São Gonçalo foi atacada a tiros, no fim da manhã desta sexta-feira (19), na rua Alfredo Backer, altura do número 5, no bairro do Mutondo.

Um vídeo de uma loja do outro lado da via registrou o momento do ataque. uma moto surge ao lado da viatura da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), um destacamento da Guarda Municipal do município, e um homem, sozinho, efetua dois disparos na frente do veículo por volta das 11h40, horário de bastante movimento na via, na pista sentido Alcântara.

Três agentes estavam dentro do veículo no momento do atentado, mas, por sorte, não se feriram. O veículo é predominantemente na cor azul e se assemelha a outras forças de segurança, como a polícia. Apesar de ser um outro destacamento da guarda, os agentes apenas utilizam armamento não letal.

Segundo testemunhas, após os disparos houve pânico entre motoristas e pessoas que passavam pelo local.

“Eu estava atrás da viatura da ROMU, não sei se é polícia, o que é, e tinha uma moto. Do nada, o cara da moto começou a dar tiro em cima do carro da ROMU, eu parei no meio da rua, tinha uma criança dentro do meu carro, ele entrou indo pro sentido Chumbada e o carro da ROMU passou direto, sentido Alcântara. Estou num estado de nervos, foi uma correria, se escondendo atrás de carros no meio da rua, outros se jogaram no chão, Meu Deus”, relata uma motorista que passava no momento dos disparos. O caso foi encaminhado para a 74ª DP (Alcântara).

De acordo com o Major responsável pela corporação, David Ricardo, o atentado pode ser uma represália à corporação, que realiza no município, em conjunto com outras forças de segurança, operações de trânsito, e ações para o cumprimento sobre o decreto municipal em relação à Covid-19.

“Atribuímos essa ação criminosa a uma retaliação por conta das sucessivas ações da Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal.  Não vamos retroceder em relação à criminalidade. Por determinação do prefeito Capitão Nelson, seguiremos trabalhando de forma integrada com as forças policiais em ações pela cidade. Felizmente nenhum guarda ficou ferido no episódio e a Polícia Civil já trabalha nas investigações para que o criminoso seja identificado o quanto antes”, disse.

Em nota, a Secretaria de Ordem Pública de São Gonçalo informa que uma viatura da Guarda Municipal foi atacada a tiros por um criminoso ainda não identificado, onde dois tiros atingiram o para-brisa e o terceiro a parte inferior do veículo, acertando o radiador. Nenhum guarda municipal ficou ferido na ação. 

O comunicado segue informando que o criminoso estava em uma moto sem placa e, após atirar contra os guardas, fugiu em alta velocidade em direção à Avenida José Mendonça de Campos. O registro do caso foi feito na 74ª DP, em Alcântara, onde o veículo passou por perícia. A Polícia Civil investiga o crime.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');