sexta, 23 de outubro de 2020

Maricá: Monumento dedicado ao Padre Anchieta foi depredado

Estátua foi depredada no último sábado (7). Foto: Ibici Silva

Nem os monumentos escaparam de atos de vandalismo em Maricá. Reinaugurada em junho de 2018, na orla de Araçatiba, a estátua em homenagem ao Padre Anchieta foi depredada na madrugada do último sábado (7).

Parte da cabeça e uma bíblia que ficava na mão esquerda da estátua foram destruídas. Nas redes sociais, a Prefeitura de Maricá esclareceu que a autarquia Serviços de Obras (Somar), que faz a conservação, enviou uma equipe ao local na manhã de sábado e retirou a escultura.

Segundo os técnicos, outra peça deverá ser feita, já que os danos aparentemente são irrecuperáveis. A prefeitura prometeu empenho para buscar os responsáveis e pede que, se a população ver algo assim, acionar a Guarda Municipal.

Nesta segunda-feira (9), funcionários da Prefeitura voltaram ao local e instalaram uma placa informando aos visitantes que a peça do memorial foi danificada por um ato de vandalismo e exortando a população a denunciar agressões ao patrimônio público como a ocorrida no local.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é chamar o autor da peça, o artista plástico Odé, para uma avaliação. Na primeira análise, feita pela equipe que recolheu o material, não seria possível uma recuperação, tal a violência do ataque especialmente no rosto do santo, que foi partido ao meio.

Inauguração

Monumento foi reinaugurado em junho de 2018. Foto: Divulgação

A estátua foi reinaugurada na presença de representantes da Prefeitura e da Igreja Católica, que foram até Araçatiba para abençoar a estátua e a revitalização da orla.

Na época, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, esclareceu que Anchieta carrega grandes significados para a cidade, por representar a pesca milagrosa da lagoa.

O missionário jesuíta espanhol passou pela região de Maricá no fim do século XVI, foi beatificado em 1980 e canonizado em abril de 2014, pelo Papa Francisco.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *