sexta, 05 de março de 2021

Moradores assustados com tiroteio em comunidade de Niterói

Segundo relatos, os disparos estariam sendo feitos por traficantes no interior da comunidade. Foto: Plantão Enfoco/Arquivo

Moradores da favela Nova Brasília, bairro Engenhoca, Niterói, relatam tiroteio na região, nesta tarde de sábado (20).

Segundo relatos, os disparos estariam sendo feitos por traficantes no interior da comunidade. A plataforma Fogo Cruzado também registrou ocorrência de tiros no Morro dos Marítimos, no Barreto, próximo dali.

“Na hora que passei era tiro de fuzil. Só rajada. Devem estar tentando invadir. Acho que é briga de facção”, relatou um morador.

De acordo com moradores, os tiros começaram na Nova Brasília pouco depois das 17h.

O Grupamento de Aplicações Táticas (GAT), do Batalhão de Polícia Militar de Niterói, já atua no local. Até às 17h46, segundo a PM, o local já tinha se estabilizado.

Há uma semana, moradores daquela região disseram ter sido acordados ao som de uma intensa troca de tiros.

Conforme anunciado pelo Plantão Enfoco, publicações feitas nas redes sociais revelavam que o confronto teria ocorrido por conta de uma disputa pelo controle das vendas de drogas na região, no último dia 13.

Relatos apontavam que bandidos ligados a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), estariam tentando retornar para a Comunidade Nova Brasília, que é controlada por criminosos do Comando Vermelho (CV).

Violência armada

A plataforma digital Fogo Cruzado divulgou pesquisa mostrando que a Região Metropolitana do Rio resultou em, ao menos, 4.589 tiroteios/disparos de arma de fogo em 2020.

O Leste Metropolitano – região onde estão os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Maricá e Tanguá – acumulou 18% desse total: foram 838 tiroteios/disparos de arma de fogo na região.

São Gonçalo foi o município do Leste Metropolitano onde mais houve tiroteios em 2020: 579 – 69% do total. Em seguida estão os municípios de Niterói (188), Itaboraí (39) e Maricá (29). Só em São Gonçalo, 411 pessoas foram baleadas (205 mortos e 206 feridos).

Dos 5 bairros que formam o ranking de locais com mais tiros no Leste, 4 são em São Gonçalo: Amendoeira (62), Pacheco (51), Jardim Catarina (47), e Colubandê (23). No 5º lugar ficou o bairro do Ingá, em Niterói, com 23 tiroteios.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *