quarta, 28 de outubro de 2020

Niterói: com quarentena roubos caem 70% em abril

Roubos de rua caíram 71% na comparação entre abril de 2020 e 2019. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Niterói registrou uma queda de 70% no número de roubos, em abril, uma redução de mais de 440 casos na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) que afirmou que com a adoção de medidas restritivas para prevenir e combater a propagação do coronavírus no Estado, os registros de ocorrência de crimes sofreram impacto no mês de abril.

De acordo com os números divulgados, foram 449 roubos a menos que aconteceram nas ruas de Niterói, chegando a 194 a abril deste ano. O ISP esclarece que os indicadores podem apresentar queda por causa do distanciamento social, que ajuda na redução da criminalidade, e da diminuição dos registros das ocorrências, resultando em subnotificações.

Apesar disso, todos os indicadores de criminalidade tiveram queda na cidade. O número de roubos de veículo caíram mais de 83% na comparação entre os meses de abril de 2020 e 2019 (32 e 195 registros, respectivamente). Os roubos de rua, também apresentaram queda significativa: 71% ( reduzindo de 332 para 96).

O índice de letalidade violenta (que é a soma de homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, latrocínio e lesão corporal) também apresentou retração, caindo de 19 para 16 mortes neste ano.

Morte durante confronto aumentam no Estado

Os indicadores de praticamente todos os crimes também caíram nos números gerais do Estado, apenas as mortes por intervenção de agentes do Estado, quando há confronto com as forças de segurança, subiram neste mês de abril. Foram 177 mortes, um aumento de 43% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os demais índices tiveram queda no Estado. O roubo de veículo teve queda expressiva: foram 1.847 em abril queda 51%.

Na categoria crimes de rua, na qual estão incluídos o roubo a transeunte, o roubo de aparelho celular e o roubo em coletivo, também ocorreu queda expressiva. Foram feitos 4.021 registros no mês passado retração de 64% crimes.

Publicada às 22h28

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *