quinta, 22 de outubro de 2020

Niterói e Maricá contarão com Patrulha Maria da Penha

Patrulha contará com a presença de policiais do feminino para reforçar a empatia com vítimas. Foto: PMRJ

Niterói e Maricá contarão com a ‘Patrulha Maria da Penha’, programa voltado ao socorro de vítimas de violência doméstica. A iniciativa prevista para começar já em junho foi anunciada pelo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar Sylvio Guerra nesta quinta-feira (2), durante reunião do Conselho de Segurança Pública na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).

“As patrulhas já existem, mas queremos agora institucionalizar esse programa e ampliar os atendimentos”, afirmou Guerra. Segundo o comandante, as cidades terão à disposição constantemente ao menos uma viatura especializada no combate a violência contra a mulher, contando sempre com uma policial mulher para os atendimentos.

Importada de Curitiba, a experiência da Patrulha Maria da Penha já foi aplicada em algumas cidades do Rio e em outros estados. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o programa foi articulado pela Guarda Municipal, mas em Niterói e Maricá o próprio Batalhão deve assumir essa frente.

“Os detalhes ainda não foram definidos, há um grupo de trabalho planejando o programa. Em breve faremos o lançamento”, completou o comandante. O patrulhamento se junta a uma série de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha para conter o recrudescimento da violência contra a mulher. Segundo o último Dossiê Mulher do Instituto de Segurança Pública (ISP), 71 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado do Rio de Janeiro no ano passado.

Audiência pública

Ainda durante o Conselho, que reuniu representantes dos órgãos de segurança, administração pública e da sociedade civil de Niterói, o gabinete do vereador Casota (PSDB) divulgou uma audiência pública para debater as medidas de combate à violência contra a mulher em Niterói. A audiência acontece às 17h do dia 17 de maio no Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *