terça, 22 de setembro de 2020

Niterói mantém queda nos índices de criminalidade

PM, viatura, Polícia Militar, Operação, noite
Em agosto de 2020 houve uma redução de 55,56% no indicador letalidade violenta. Foto: Pedro Conforte

Os índices de criminalidade no mês de agosto seguem em queda em Niterói. Os números já antecipados pelo Observatório de Segurança de Niterói foram confirmados pelo relatório mensal do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP). Em agosto de 2020 houve uma redução de 55,56% no indicador letalidade violenta em relação ao mesmo período do ano passado. Outros índices que apresentaram quedas expressivas foram roubo de rua (57,32 %) e roubo de veículos (59%).

Entre janeiro e agosto de 2020, foram menos 100 mortes violentas em Niterói, em comparação com o mesmo período em 2019. Além disso, houve menos 775 veículos roubados no acumulado de janeiro a agosto deste ano. As delegacias com maiores quedas nos registros de roubo de veículos foram a 79ª DP (Jurujuba), com menos 72,22%; e 78ª DP (Fonseca), com 62,69%.

“Nós seguimos, nos últimos três anos, com a redução dos índices de criminalidade na nossa cidade. Esse resultado é fruto do cerco eletrônico, do monitoramento das câmeras pelo Centro Integrado de Segurança Pública, programas como o Niterói Presente e o Proeis, a atuação da Guarda Municipal e da ação integrada com as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária. Estamos avançando em todas as frentes”, diz o prefeito Rodrigo Neves.

Roubo de rua

Os números dos ISP mostram que foram registrados 141 casos de roubo de rua a menos em agosto deste ano do que no mesmo período do ano passado, queda de 57,32%. No acumulado de janeiro a agosto são menos 1.369 registros.

A maior redução foi na área da 77ª DP (Icaraí), de 68,97%; seguida da área da 81ª DP (Itaipu), com queda de 67,86%; na área da 79ª DP (Jurujuba), houve redução de 60,87%; na região da 76ª DP (Centro) foi registrada queda de 58,33% nos registros; e uma redução de 48,94% na área da 78ªDP.

“Não vamos recuar. Estamos atentos e monitorando a cidade 24 horas, mantendo a integração das forças de segurança, coisa que nenhum município do estado faz. Por isso temos esse resultado positivo”, afirma o secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Niterói, Gilson Chagas.

O Plano Municipal de Segurança Pública de Niterói, conhecido como Pacto Niterói Contra a Violência, completou dois anos em agosto com uma redução significativa dos índices de criminalidade em Niterói desde o lançamento, em 2018. Pacto Niterói Contra a Violência, prevê investimento de R$ 304 milhões até 2020 em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *