quarta, 20 de janeiro de 2021

Niterói tem queda de 60% em roubos de rua em novembro

PM, viatura, 12º BPM, Niterói, Centro, policiamento, Polícia Militar
O indicador de roubo de rua, por exemplo, teve uma redução de 60,89% em relação ao ocorrido em novembro de 2019. Foto: Pedro Conforte

O Observatório de Segurança da Prefeitura de Niterói divulgou nesta sexta-feira (4) os dados parciais dos indicadores de criminalidade de novembro, apurados com as delegacias do município, e mais uma vez os índices apresentaram quedas expressivas em comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador de roubo de rua, por exemplo, teve uma redução de 60,89% em relação ao ocorrido em novembro de 2019.

As áreas 77ª DP (Icaraí, Ingá, Santa Rosa) e 79ª DP (São Francisco, Charitas, Jurujuba e Pendotiba) foram as regiões com a mais expressiva redução de ocorrências de roubo de rua. Na área da 77ª DP a queda foi de 86,05% (43 em novembro de 2019 ocorrências para 6 em 2020), enquanto na área da 79ª DP a redução foi de 93,33% (de 30 ocorrências para apenas duas).

“Os números mostram que Niterói apresenta hoje o melhor resultado da região e o melhor resultado em segurança pública dos últimos 20 anos. Isso é fruto do intenso trabalho que estamos fazendo quando demos as ferramentas para unimos as forças de segurança no combate à criminalidade. Parabenizo a todos coordenadores do Plano Pacto Niterói contra a Violência e todos agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Niterói Presente, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal pelos resultados expressivos na redução dos índices de criminalidade em nossa cidade no mês de novembro”, comemora o prefeito Rodrigo Neves.

O indicador letalidade violenta também apresentou queda no mês de novembro, de acordo com os dados apurados pelo Observatório de Segurança. Foram 25% a menos de mortes por causas violentas na cidade em comparação com o mês de novembro de 2019. No acumulado de 2020, a redução é de 57,21%, com menos 127 mortes em Niterói em relação a 2019. Não houve vítimas de morte por intervenção de agente do estado.

“O Observatório de Segurança do município está analisando todos os dados para melhorar ainda mais o desempenho das forças integradas de segurança que atuam na cidade, incluindo o Niterói Presente, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O fato de mais uma vez não termos nenhuma morte por intervenção de agentes do estado mostra um alinhamento diferenciado na cidade que, com o Pacto Niterói Contra a Violência, atua também nos âmbitos jurídico e social. Estamos no caminho certo e não vamos parar”, disse o secretário do Gabinete Integrado de Segurança, Gilson Chagas.

Niterói teve em novembro mais um mês seguido de redução no roubo de veículos (-13,64%). No acumulado de 2020, a redução é de 63,89%, com 464 ocorrências entre janeiro e novembro deste ano, contra 1.285 no mesmo período de 2019. A maior redução registrada no mês de novembro foi na área da 77ª DP (Icaraí), com 75% a menos de casos em relação a novembro do ano passado.

“Os números continuam sendo muito positivos. O 12° BPM está com todas as metas do semestre no verde, dentro do nosso sistema integrado, e vamos seguir trabalhando intensamente para manter no verde em dezembro. Niterói tem um trabalho integrado que que ajuda muito a nossa missão”, ressaltou o coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar.

Investimentos

Para alcançar os resultados positivos, a Prefeitura está investindo em ferramentas que auxiliam as forças de segurança no combate à violência. Além disso, o município implementou o Pacto Niterói Contra a Violência, um plano municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *