segunda, 26 de outubro de 2020

Pezão presta depoimento em prisão domiciliar

Casa de Pezão na Barra de Piraí foi alvo de mandados de busca e apreensão. Foto: Agência Brasil/Arquivo

Em prisão domiciliar desde dezembro, quando deixou a unidade prisional militar de Niterói, o ex-governador Luiz Fernando Pezão prestou depoimento a policiais civis em sua casa em Barra de Piraí nesta sexta-feira (29). Ele foi alvo de um dos 26 mandados de busca e apreensão cumpridos pelo Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCORLD), na operação batizada ‘Cerco’.

Além das buscas na casa do ex-governador, os policiais cumpriram quatro mandados de prisão temporária contra quatro empresários e obtiveram na Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) o congelamento de R$ 241 milhões em bens.

O inquérito investiga desvios nos contratos relacionados ao Arco Metropolitano — que interliga a Baixada Fluminense a Rodovia Manilha-Magé (BR-493), trecho que tem obras paralisadas pelo governo federal desde 2018. Apesar da rodovia ser de competência federal, o governo estadual executou a duplicação na área da Baixada.

De acordo com o núcleo especializado em corrupção da PCERJ, a ação é um desdobramento da operação ‘La Casa de Papel’, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em 2018 para apurar desvios na compra de papel no governo estadual.

O inquérito foi instaurado após a Controladoria Geral do Estado (CGE) constatar movimentação suspeita de R$ 925 mil nos indícios apreendidos na operação de 2018.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deferiu os mandatos expedidos a pedido da PCERJ, e passará a atuar no caso. O processo judicial tramita em sigilo no MPRJ. A equipe jurídica do ex-governador optou por não se posicionar sobre o caso.

Publicado às 12h

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *