sexta, 04 de dezembro de 2020

PF prende integrantes de quadrilha que fraudava FGTS em Niterói

Segundo a PF, o Grupo Criminoso contava com a participação direta de um funcionário da Instituição Bancária Federal. Foto: Marcelo Tavares / Arquivo

A Delegacia de Polícia Federal de Niterói deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Abono, que visa desarticular Organização Criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal.

Foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói 11 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária.

Até o momento foram cumpridos sete mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante pela falsificação de documentos públicos.

Na residência de um dos falsificadores foram encontrados diversos documentos falsificados e suportes originais de documentos, além de farto material utilizado para a falsificação.

A organização se utiliza de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS e de Cota PIS (Programa de Integração Social), além de retiradas de valores de contas daquela Empresa Pública Federal.

O grupo criminoso contava com a participação direta de um funcionário da Instituição Bancária Federal, tendo o mesmo também sido preso. Ao todo foram 23 pessoas indiciadas, além de outras quatro prisões em flagrante e duas prisões preventivas ao longo das investigações.

Os investigados irão responder pelos crimes de estelionato qualificado (Art. 171, parágrafo 3º, do Código Penal); Organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13); Peculato (Art. 312 do Código Penal); Crimes contra o Sistema Financeiro (Art. 19 da Lei 7.492/86); e Lavagem de capitais (Art. 1º da Lei 9.613/98).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *