quarta, 23 de setembro de 2020

Polícia Civil realiza operação em todo o estado

Um dos presos chega a Delegacia de Jurujuba em Niterói. Foto: reprodução

A Polícia Civil realiza em todo o estado, mais uma edição da operação Espoliador. A ação visa  para cumprir dezenas de mandados de prisão contra criminosos envolvidos em diversos tipos de roubos. Segundo a polícia, até o momento, 30 pessoas já foram presas.

De acordo com dados de investigação e de inteligência, o crime organizado (tráfico e milícia) é responsável por pelo menos e 84% do roubos em Niterói e São Gonçalo, 79% dos roubos de veículos na Capital; 73% na Baixada. 

Em relação aos roubos de cargas, o crime organizado tem participação em pelo menos 65% dos roubos na Capital, 64% na Baixada e 62% em Niterói e São Gonçalo. 

Segundo a Polícia Civil, os agentes estão nas ruas desde às 5h  para cumprimento de mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes de roubos em todas as suas modalidades e de receptadores. 
Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça após inquéritos policiais concluídos pelas delegacias distritais e especializadas, e levantamento feito pela DC-POLINTER  

As investigações realizadas apontam que boa parte dos roubos praticados são fomentados por traficantes que exploram a venda de drogas em comunidades e, para obterem mais lucro, emprestam armas para a prática de roubos de cargas, de veículos, a transeuntes, a residências, a instituições financeiras e a estabelecimentos comerciais.   

Dados


Segundo a polícia, em 2019 foram indiciados pelas  delegacias da Polícia Civil 12.587 roubadores, um aumento de 18,8% em relação a 2018.

Em 2019 foram presos 2.135 roubadores (sendo que a maioria figura em vários inquéritos policiais), um aumento de mais de 100% em relação a 2018, o que contribuiu sobremaneira para a queda dos índices de roubos em geral.

Em 2020 os índices de roubos continuam em queda.

Roubo de rua – jan a jul 2020 x jan a jul 2019 – redução de 42%;

Roubo de veículos – jan a jul 2020 x jan a jul 2019 – redução de 37%;

Roubos de cargas – jan a jul 2020 x jan a jul 2019 – redução 34%

Publicada às 07h20

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *