quarta, 16 de junho de 2021

Polícia Civil recebe coletes à prova de balas comprados em janeiro

Segundo corporação, equipamento já está sendo repassado aos agentes das especializadas. Foto: divulgação

A Polícia Civil do Rio já recebeu os coletes à prova de balas adquiridos no último mês de janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), são dois mil equipamentos de proteção de alta performance que já estão sendo repassado aos agentes. Eles possuem também certificação internacional, são dotados de proteção para todos os calibres permitidos e, ainda, capacidade de resistir a tiros de fuzil.

Os coletes contam, ainda, com manto tático e pescoceira. O custo unitário foi de R$ 9.100 a R$ 9.600 de acordo com a variação de tamanho.

De acordo com a subsecretária de Gestão Administrativa da Polícia Civil, delegada Valéria de Aragão Sádio, a aquisição é pioneira para uso em instituições no Brasil. Coletes semelhantes são usados por tropas e grupos de polícia especializados dos Estados Unidos e da Europa.

“Os equipamentos são dotados de proteção para todos os calibres permitidos e, ainda, para calibre restrito de fuzil. Cada conjunto possui quatro placas rígidas, inclusive de proteção lateral. O material possibilita que nossos policiais tenham à disposição a proteção necessária para desenvolver as atividades com segurança”, destacou a delegada.

Cada conjunto possui quatro placas rígidas, inclusive de proteção lateral, e pesa cerca de 9 quilos. A aquisição é pioneira para uso em instituições no Brasil. Coletes semelhantes são usados por tropas e grupos de polícia especializados dos Estados Unidos e da Europa. O material possibilita que os policiais tenham à disposição a proteção necessária para desenvolver as atividades com segurança.

Neste primeiro momento, os equipamentos serão direcionados e estão sendo entregues aos agentes lotados em delegacias especializadas, em grupos operacionais de distritais e na Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');