quarta, 02 de dezembro de 2020

Polícia realiza operação contra milícia da Baixada Fluminense

Operação, Polícia Civil, Ação, Polícia, policiais
A ação conta com apoio de agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Foto: Arquivo

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação contra milicianos que atuam em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação contou com a participação de agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). 19 pessoas foram presas.

Segundo o MP, a operação nomeada como ‘Prospera’ teve o objetivo de cumprir 25 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. A investigação, que durou cerca de um ano e meio e foi conduzida pela 60ª DP, constatou que os denunciados integram milícias dedicadas a praticar extorsões, homicídios, roubos, furto qualificado e outros delitos em Saracuruna, Jardim Primavera, Vila Urussaí e adjacências. 

De acordo com a denúncia apresentada pelo GAECO/MPRJ à Justiça, eles impõem o terror a todos que vivem e tiram o seu sustento na região. Foram dezenas de denúncias anônimas repassadas pela comunidade à 60.ª DP, o que demonstra a angústia e o estado de medo vivido pelos moradores. 

A ação penal descreve a existência de três núcleos distintos que disputavam os territórios entre si de forma sangrenta. O primeiro deles era chefiado por Márcio Henrique Idalgo Rodrigues dos Santos, vulgo MH, o segundo por um indivíduo conhecido por ‘Careca’ e o terceiro por João Victor do nascimento Faria Soares. Além das lideranças, os demais integrantes eram responsáveis pelas extorsões contra comerciantes, moradores, motoristas, mototaxistas ou outros prestadores de serviço, além das funções de motorista e segurança da organização criminosa. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *