terça, 20 de outubro de 2020

São Gonçalo intensifica combate ao comércio ilegal de animais silvestres

Foto: Arquivo

Visando coibir o comércio ilegal de animais silvestres nas feiras livres de São Gonçalo, a Prefeitura publicou Portaria, nesta quinta-feira (5), estruturando a fiscalização ambiental de forma periódica, regular e constante no município. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

De acordo com texto da Portaria, as feiras livres de Alcântara e Neves serão fiscalizadas mensalmente, garantindo, assim, pelo menos duas operações por mês no município. A equipe que irá atuar será composta por cinco servidores, sendo no mínimo um técnico de apoio especializado, um analista ambiental e um fiscal de meio ambiente, acompanhados por um motorista.

Os servidores precisarão ser acompanhados, obrigatoriamente, pela Guarda Municipal, através do Grupamento de Proteção Ambiental (Gepam), com apoio de um veículo e três guardas. Além disso, as operações deverão contar com auxílio de força policial, mediante agendamento prévio.

“Nosso intuito é promover a proteção do meio ambiente, garantindo seu equilíbrio e sustentabilidade. Nós identificamos indícios da existência de esquema ilegal de caça e comércio de animais silvestres nas feiras livres de Alcântara e Neves, portanto, devemos atuar para solucionar este problema”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael de Abreu Magalhães (Fael).

Os animais silvestres apreendidos serão encaminhados aos órgãos e entidades capacitadas para o cuidado. Os feirantes que forem flagrados comercializando estes animais de forma ilegal, receberão auto de infração, emitido pela Semma, com a devida abertura de processo administrativo, com vistas à cassação de licença dos feirantes, respeitado o processo legal pertinente.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *