terça, 24 de novembro de 2020

Segurança Presente chega à Região Oceânica de Niterói

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o governador do Rio em exercício, Cláudio Castro. Foto: Marcelo Tavares

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou, nesta terça-feira (6), a expansão do programa Niterói Presente. O programa vai reforçar o patrulhamento na Região Oceânica de Niterói a partir do dia 22 de outubro.

A cerimônia de assinatura do termo aditivo com a Prefeitura de Niterói aconteceu no Solar do Jambeiro, no bairro Ingá, na zona sul da cidade.

“O prefeito pegou a cidade em um momento financeiro muito difícil e vai entregar de forma muito melhor. Nossa grande meta é a produção do conhecimento. O programa Niterói Presente não viverá de holofote. A segurança pública não é só do Estado, ela é de todos, temos que trabalhar em conjunto”, disse Cláudio Castro.

O patrulhamento será diário. O efetivo, que atualmente é de 230 policiais militares e 108 agentes civis contará com mais 150 policiais, que realizarão o serviço a pé, em motocicletas e em viaturas. As ações serão em todos os bairros da região.

“Niterói tem bons índices na segurança pública. Investimos em cerco eletrônico com câmeras de monitoramento, fortalecemos a guarda municipal, e eu não tenho dúvida que o programa Segurança Presente garantiu que as pessoas voltassem a caminhar tranquilas pelas ruas da cidade. Esse é um programa inovador e vitorioso do Governo do Estado. O Rio de Janeiro precisa superar os desafios”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Segundo a Prefeitura de Niterói, ao todo, a cidade conta com 488 agentes do Programa Segurança Presente. O custo mensal do projeto gira em torno de R$ 136 milhões.

Segurança Presente

Inaugurada em dezembro de 2017, a operação é um convênio do Governo do Estado do Rio com a Prefeitura de Niterói, responsável pelo pagamento dos policiais militares e agentes civis.

“Essa assinatura foi mais uma etapa do que se tinha de planejamento na parte do Segurança Presente e apoio da prefeitura. O projeto faz com que o município tenha mais tranquilidade. Hoje, Niterói é uma cidade diferenciada. Para mim, fazer parte disso é muito importante”, disse o comandante do 12° BPM, Coronel Sylvio Guerra.

O coordenador do Segurança Presente, Major David, também marcou presença no evento e falou sobre o projeto.

“O programa veio com a ideia de aproximar a polícia do cidadão. Graças a parcerias, conseguimos transformar a vida das pessoas no termo de Segurança Pública. Nós, hoje, temos um canal aberto com a sociedade que se sente acolhida pela polícia”, disse.

Morador do bairro Icaraí, o advogado Leonardo Luiz, de 43 anos, contou que se sente mais seguro em poder andar pelas ruas do bairro.

“Foi um avanço muito grande! Eu circulo muito à noite no meu bairro e vejo que também tem agentes circulando, garantindo uma sensação maior de segurança”, finalizou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *