terça, 19 de janeiro de 2021

‘Terra Prometida’ com sangue e morte em São Gonçalo

Local é palco de disputa sangrenta em São Gonçalo. Foto: Redes Sociais.

A poucos dias de completar um mês, a guerra pela “Terra Prometida”, disputa sangrenta regada a muitas horas de confrontos intensos entre traficantes das facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP), pelo controle da venda de drogas no Complexos da Alma  já deixou pelo menos seis mortos e três vítimas de bala perdida.

A confirmação veio da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) que investiga os crimes. De acordo com o delegado Mário Lamblet, responsável pelos casos, três autores de duas mortes já estão identificados. 

“Estamos realizando um trabalho de inteligência para identificar o restante dos autores, pedir a prisão, monitorar e conseguir cumprir os mandados”, afirmou. 

Segundo a polícia, as mortes, que em sua maioria foram cometidas com requintes de crueldade, chegaram a ser registradas e ter imagens exibidas nas redes sociais. Para o delegado, essa forma de ‘matar rivais’, é uma autoafirmação dos criminosos. 

“Geralmente eles gostam de exibir as vítimas numa tentativa de  intimidar os desafetos e mostrar uma superioridade para os rivais”, destacou. 

Guerra

O último confronto foi registrado na véspera de Natal (24), em que moradores da região do Amendoeira, um dos bairros que compõem o complexo, relataram através das redes sociais que foram acordados ao som de tiros, que duraram cerca de três horas. Os tiroteio também foi relatado pela plataforma Fogo Cruzado. 

A região do Complexo da Alma, que abrange bairros como Amendoeira, Coelho e Vila Candoza, em São Gonçalo vem sendo palco de constantes tiroteios. Isso acontece, depois que o TCP perdeu espaço na cidade com a morte de um dos seus principais líderes, o traficante Thomas Jayson Gomes Vieira, conhecido como ‘3N’, em novembro do ano passado.

De lá para cá, muitos foram os relatos de confrontos na região, que segue sob o domínio do medo. Há cerca de 15 dias, a região foi surpreendida com um aviso de ‘toque de recolher’, através das redes sociais. Criminosos que seriam ligados ao Comando Vermelho (CV) ordenaram que moradores da região não saíssem de casa.

Ostentação

A batalha entre as facções também invadiu as redes sociais , onde traficantes integrantes ligados as facções publicam provocações e ostentam poder bélico.

Um vídeo publicado na manhã desta segunda-feira (28), um criminoso aparece com o rosto parcialmente coberto e o que seria um fuzil nas mãos. Ele, que também veste um colete, afirma que o Complexo da Alma agora é Comando Vermelho.

Traficante ligado ao Comando Vermelho afirma a “tomada” da facção no Complexo da Alma.

Em um outro vídeo, os criminosos ostentam seu poder de fogo. Formando as iniciais CV com caixas de bebidas, os traficantes exibem o que seriam oito fuzis.

Poder de fogo dos criminosos. Video: Redes Sociais.

Policiamento

De acordo com a Polícia Militar, o Batalhão de São Gonçalo (7º BM) atua com policiamento ostensivo na região com equipes em viaturas, distribuídas estrategicamente de acordo com a análise da mancha criminal local. A PM argumenta que os números de homicídios dolosos têm diminuído na região, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

De acordo com o tenente-coronel, Gilmar Tramontini, está prevista para ser inaugurada em março, a 4ª CIA que está sendo construída no bairro Santa Isabel, vai ajudar a polícia a manter uma maior presença de policiamento na região.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *