segunda, 17 de maio de 2021

Tiros, medo e guerra na Zona Norte de Niterói

Publicada às 8h40. Atualizada às 9h03.

Tiroteio aconteceu na Engenhoca, Zona Norte de Niterói. Foto: Lucas Benevides

Um intenso confronto entre traficantes de facções rivais assustou os moradores da Engenhoca, na Zona Norte de Niterói, na noite desta terça-feira (27). De acordo com os moradores da região, o tiroteio começou por volta de 21h30, e os disparos assustavam os moradores tanto da Engenhoca quanto do Fonseca.

“Foram muitos tiros, muitos mesmo. Acredito que seja guerra entre eles, pois não vimos a polícia. Assustador demais, tomara que as coisas se acalmem”.

Comerciante, que preferiu não ser identificado

De acordo com o comando do Batalhão de Niterói (12° BPM), a Polícia Militar não realizou nenhuma operação na região, que conta com as comunidades Coronel Leôncio e Nova Brasília, tampouco foi acionada para o confronto.

Nas redes sociais, circularam vídeos do intenso tiroteio. Em um deles é possível ver moradores da região correndo em meio ao confronto.

Imagens mostram moradores da região correndo em meio ao confronto. Vídeo: via grupo Plantão Enfoco

Nos últimos meses, integrantes das duas principais facções criminosas do Rio, o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro, vêm se enfrentando em busca de expansão de territórios. Enquanto a primeira, em grande maioria, deseja expulsar de vez os rivais de Niterói, a segunda, em minoria, busca se defender de ataques e ameaça invadir comunidades controladas pela facção rival.

“A facção em minoria na cidade ganhou um reforço vindo do Rio de Janeiro, além de ter se unido a milicianos da região. Estamos coletando mais informações com o objetivo de localizar esses criminosos. Essa área vem sendo alvo de disputa, por ser a única na cidade que é controlada por uma facção diferente do Comando Vermelho”.

Inspetor da Delegacia do Fonseca (78ªDP), responsável pela investigação da circunscrição
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');