sábado, 10 de abril de 2021

Tropa do Lampião sofre as primeiras baixas na guerra do cangaço gonçalense

Drogas, armas, roupas camufladas e até uma ferramenta de corte foram apreendidas na operação. Foto: Via Grupo Plantão Enfoco

Apontado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará, como líderes da ‘Tropa do Lampião’, os criminosos conhecidos como Erasmo e Carlinhos, foram mortos durante operação realizada na manhã desta terça-feira (6), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. A dupla já possuía mandados de prisão em aberto. 

A ação, que também tinha como alvo o suspeito de matar a ex-namorada, Bianca Lourenço Silva, de 24 anos, terminou com a apreensão de dois fuzis, pistolas, carregadores e munições, além de grande quantidade de drogas e, ainda, vários trajes camuflados utilizados por narcotraficantes. 

Segundo informações de inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará, os bandidos  da Tropa do Lampião, após fugir do Ceará, buscaram refugiu no Complexo do Salgueiro, com apoio de um conterrâneo e conhecido entre as lideranças do tráfico local, o Paraíba‘, figura que já teve desavenças com a principal peça da criminalidade no conjunto de favelas, o Rabicó.

Ainda segundo a polícia, a Tropa do Lampião, além de lidar com o tráfico de drogas, era responsável por inúmeros homicídios e roubos no Ceará. 

Cabra da peste

De acordo com a polícia, o criminoso Erasmo foi o responsável por gravar um vídeo ostentando grande quantidade de fuzis, pistolas, granadas e trajes camuflados, exaltando a organização criminosa e ameaçando dominar todo o estado cearense.

Acordos do cangaço

Arte de Lampião. Arte: Paulo Ferreira / Divulgação / Pinterst
Bando é acusado de aterrorizar diferentes regiões no estado do Ceará. Arte: Divulgação

Conforme o Plantão Enfoco noticiou em janeiro, poucos dias após pisar no território gonçalense, o bando de alto poder financeiro teria comprado armamento de Paraíba e ainda recebeu proposta do líder do tráfico de drogas do Anaia, identificado como Recife.

Em caso de invasão ao Complexo da Alma, principal reduto do Terceiro Comando Puro (TCP), a Tropa do Lampião ficaria com uma porcentagem do lucro do tráfico na localidade.

inclusive de acordo com a polícia, a Tropa do Lampião chegou a se envolver em diversos confrontos armados ao lado do Comando Vermelho (CV) contra os rivais do Terceiro Comando Puro (TCP).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *