terça, 22 de setembro de 2020

Vídeo: Jovem sofre assédio sexual dentro de ônibus em Niterói

Vítima filmou momento em que sofreu o assédio. Vídeo: Reprodução Redes Sociais

Uma estudante de biologia foi assediada dentro de um ônibus da viação Araçatuba, linha 47, que faz o trajeto Icaraí – Centro de Niterói, por volta de 16h desta quinta-feira (30). O assédio foi filmado pela vítima e postado nas redes sociais. Segundo ela, o caso aconteceu quando voltava do trabalho, na altura do Solar do Jambeiro, no Ingá. 

Nas imagens divulgadas é possível ver o momento em que o passageiro está sentado ao lado da vítima, com uma mochila sobre as pernas. A bermuda do acusado está aberta e o órgão genital para fora. Nervosa, a jovem começa a gritar e expulsa o rapaz do ônibus. 

“Esse lixo sentou ao meu lado e comecei a notar ele inquieto, foi quando percebi o que ele estava fazendo. Minha reação foi essa, infelizmente não pensei em chamar a polícia, apenas em ter alguma prova do ocorrido”, publicou a vítima na rede social onde compartilhou o vídeo. 

Após o ocorrido, a jovem relatou que foi amparada por outra passageira. 

“Queria agradecer a uma menina que me acalmou e apoiou, mas nem sequer perguntei o nome dela. Nós mulheres precisamos ajudar umas às outras, estejam atentas sempre”, escreveu. 

Com a divulgação do vídeo, o caso ganhou grande repercussão e obteve quase 1 milhão de visualizações em menos de 12h. Diversas pessoas debateram o assunto nas redes sociais. 

Procurada, a Viação Araçatuba esclareceu que repudia fortemente o ocorrido. Também explicou que a empresa valoriza e investe na eficiência de seus serviços, oferecendo treinamento adequado aos seus funcionários, sempre na busca de um transporte seguro e confortável, de modo a melhor atender aos interesses dos seus usuários.

“Neste caso, infelizmente não houve qualquer comunicação por parte da vítima ou de outros passageiros, dando ciência imediata ao motorista. Com isso, o suspeito aproveitou o desembarque dos demais usuários para sair do coletivo”, disse a empresa por meio de nota.

Com relação às imagens do circuito interno do coletivo, a Viação Araçatuba contou que as mesmas serão disponibilizadas à Delegacia de Polícia responsável, assim que solicitadas.

Mulheres brasileiras sofrem com o assédio sexual

Uma pesquisa divulgada em 2019 pelos Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em parceria com uma empresa de transporte por aplicativo, confirmou que o assédio sexual está presente na maior parte das mulheres brasileiras. De acordo com os dados, 97% das mulheres afirmam já terem sido vítimas de assédio em meios de transporte. Outras 71% conhecem alguma mulher que já sofreu assédio em público. 

“A pesquisa confirma que, infelizmente, o assédio sexual no transporte faz parte da rotina das mulheres brasileiras. Para elas, que em sua maioria estudam e trabalham fora de casa, a segurança no deslocamento é uma questão essencial. É importante não só aplicar a lei que criminaliza essa prática, como também desenvolver políticas e mecanismos para prevenção, para garantir que as brasileiras possam se sentir seguras ao exercerem seu direito de ir e vir, garantindo também seu direito à uma vida sem violência”, disse Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

21 thoughts on “Vídeo: Jovem sofre assédio sexual dentro de ônibus em Niterói

  1. Parabéns….
    Pela sua reação…
    Temos q gritar sim…
    Pedir ajuda sempre….
    Se calar nunca!

  2. Se pega um elemento desses e quebra de cacete vai aparecer aqueles direitos defensores que bandido nesse país tem.

  3. Fez o correto parabéns …a Empresa não tem que se manifestar, porque teria? É um transporte público que entra qualquer tipo de pessoa eles nao tem como saber quem é tarado louco e proibir a entrada, infelizmente em todos os lugares públicos tem loucos e maníacos .. temos que tomar cuidado e gritar

  4. Por incrível que pareça eu li em um dos comentários onde vi um outro homem defendendo esse rapaz. Sinceramente, total falta de bom sendo. Essa menina tem meus parabéns.

  5. As mulheres tem que se unir e enfiar o cacete num safado desse, nada de expulsar do ônibus, tem que acabar com esses vagabundos, castrar a unha quando acontecer isso, nunca mais vamos passar por este constrangimento, e quem defende com toda certeza tem os mesmos hábitos.

  6. Não entendi o pq o vídeo que compartilhei ontem foi excluído. E o pq neste vídeo embaçaram o rosto do tarado.

  7. Parabéns pra essa moça !!
    É o primeiro caso de assédio que eu vejo a vítima reagir . Normalmente se calam e reclamam depois , nas redes sociais . Esse tarado , fdp , deveria ter tomado um sacode ali mesmo .

  8. Se sabemos que esses irracionais estão a solta devemos nos policiar mais.Temos direitos a liberdade mas infelizmente devemos mudar nossa forma de vestir por conta desses absurdos
    .diminuir nossos sorrisos e até mesmo educação. O único culpado são esses doentes sexuais..predadores e nunca culpar os Homens pois existem pessoas decentes entre eles. Hoje até crianca está assustando. E Triste

  9. Eu não do uma sorte dessa de ta dentro do coletivo e pegar um animal desse fazendo isso primeira coisa é que iria tomar uma colsa depois eu chamaria a policia

  10. Identifiquem ele . mostrem aonde mora. Vamos deixar ele famoso!!!!

  11. N concordo q a mulher tem q mudar a modo de se vestir, desde q esteja decente dentro d ônibus!!! O respeito q deve ser mudado… Cada um tem o direito de se vestir como quer e como gosta!
    N sei pq estes homens(a maioria), mesmo c a mulher toda vestida dos pés à cabeça e só pq tem um corpo contornado e um bumbum e seios grandes o homem olha como um ímã e se estiver c outro ou outros ao lado, sacode p olhar, TB!!!
    Se comportem e parem d só pensar em maldade quando vê uma mulher.
    Pense o q quiserem caso estejam na noitada, no forró ou qualquer outro tipo de diversão; olhem p o q quiser, caso a mulher dê mole!!!

  12. Bom dia, não entendo o uso de cortinas na linha 47. Estamos em um País tropical.
    A cortina protege os agressores.
    #segurança

  13. Bom dia,gostaria de parabenizar esta jovem de muita coragem,pois o assedio assusta e constrange as mulheres de tal forma que muitas não teriam a coragem que ela teve! Concordo com o comentário anterior de que as cortinas protegem agressores! Deus abençoe a vida desta vítima e fortaleça a outras jovens e mulheres a não se permitirem serem tratadas de tal forma.

  14. Se fosse comigo, eu cobria ele na porrada antes de colocar pra fora do ônibus!

  15. Colocaria o rosto dele pra que todos o visse na rede, amigos , família colegas de trabalho para que todos soubessem o doente que está ao lado. E a mãe? Tenho pena dela nove meses aguardando a chegada pra no futuro ver que gerou um desequilibrado e tarado. Pelo porte fisico dele e um rapaz que malha mas ele só esquece de trabalhar a mente. Lamentável. Parabéns a essa moça pela atitude e isso aí nos calar jamais

  16. Na verdade o vídeo não adiantou nada, pois não filmou nem o sujeito, nem a moça e nem o ato! Deveria ter pego o testemunho de alguém e gritado ao motorista para ir para a 77 DP.

  17. Não concordo com o comentário da senhora que diz que devemos mudar a forma de vestir e se comportar. Assim mais uma vez a culpa recai sobre nós.
    Quem precisa mudar o comportamento são esses idiotas tarados.
    Meus parabéns a jovem, assim que devemos agir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *