Política

Andrigo, o vereador mais votado em Niterói

Aos 39 anos, foi eleito para cumprir o terceiro mandato. Foto: Divulgação/Redes Sociais

Totalizando 4.783 votos, o vereador Andrigo de Carvalho (PDT) garantiu a reeleição para o terceiro mandato na Câmara de Vereadores de Niterói com status de candidato mais votado na cidade pelas eleições 2020, realizada neste domingo (15). Tendo como líder político o atual prefeito Rodrigo Neves (PDT), o vereador reeleito credita o índice de votação à 'vitória do trabalhismo', que também elegeu na mesma legenda o candidato a prefeito Axel Grael.

Aos 39 anos, Andrigo desbancou o poderio já considerado tradicional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que nas últimas duas eleições municipais elegeu os vereadores mais votados — Talíria Petrone (2016) e Paulo Eduardo Gomes (2012). Desta vez, o candidato psolista que angariou entre os mais votos do partido ficou na segunda posição: Professor Tulio, com 4.534.

Antes de entrar na vida política, Andrigo foi bancário e trabalhou na área de pesca da cidade. Entre o final do primeiro mandato e o início do segundo, abdicou da cadeira no Legislativo para assumir cargos na prefeitura, durante as duas gestões de Neves (2012-2020). Foi responsável pela Secretaria Municipal do Idoso, entre 2015 e 2017, e pela Administração Regional do Fonseca, de 2017 a 2019.

Apesar do tempo que ficou fora da Câmara, Andrigo acredita que os espaços de construção de projetos e ações estratégicas no âmbito do Executivo 'também são um exercício de representatividade popular'. Para o vereador, o fato determinante para a votação expressiva neste domingo (15) foi o trabalho construído nos últimos oito anos de mandato, que ele classifica como 'um trabalho construído junto com o prefeito Rodrigo Neves'.

"Eu sempre dei muita atenção ao meu cargo de vereador, tanto que, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2019, fui o vereador com o maior número de indicações legislativas da Câmara Municipal, sempre indicando os problemas e os desafios enfrentados pela população e fiscalizando a atuação do Poder Executivo na conservação, limpeza e infraestrutura comunitária dos bairros da nossa cidade", explica o vereador.

Renovação

Para o próximo quadriênio (2021-2024), a Câmara de Niterói obteve cerca de 38% de renovação. Das 21 cadeiras disponíveis, apenas oito serão ocupadas por estreantes, a partir de 1º de janeiro. O PDT de Andrigo e do prefeito eleito, Axel Grael, tem o maior número de representantes no legislativo municipal: 4. Seguido do PSOL com 3.

O município também fez história neste pleito ao eleger a primeira mulher vereadora trans, Benny Briolly (PSOL), que teve 4.358 votos. Andrigo encara como uma 'oxigenação na composição dos vereadores com jovens e mulheres', o que ele considera que 'enriquece o debate parlamentar e qualifica o processo legislativo de Niterói'.

"O país vive um momento político de renovação dos representantes políticos e eu me sinto muito honrado em ter sido reeleito dentro deste cenário, o que reforça o grande impacto do trabalho realizado pelo nosso mandato nos últimos oito anos. Tenho absoluta convicção que a Câmara Municipal não medirá esforços para construir uma agenda de continuidade ao legado do prefeito Rodrigo Neves junto com Axel Grael"

< Queda de árvore interdita rua no Centro de Niterói Desfiles de carnaval do Rio podem ficar para julho <