Política

Pesquisa: Axel Grael abre vantagem em Niterói

Pesquisa ouviu 500 moradores de Niterói sobre as intenções de voto. Foto: reprodução

Em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23) sobre intenções de voto dos eleitores de Niterói, o candidato Axel Grael (PDT) desponta com vantagem na liderança. A análise ouviu 500 moradores da cidade por telefone entre os dias 14 e 19 de outubro.

Na pesquisa foi informado ao eleitor os nomes dos candidatos na disputa eleitoral. O candidato Axel Grael (PDT) lidera com 38% das intenções de votos seguido por Felipe Peixoto (PSD) com 12%; Deuler da Rocha (PSL) aparece com 9% seguido pelo o psolista Flávio Serafini (8%), Juliana Benício do NOVO (5%), Allan Lyra (PTC) e Renata Esteves (PMB), ambos com 1% cada. Os candidatos Tuninho Fares (DC) e Danielle Bornia (PSTU) não pontuaram. Entre os eleitores entrevistados 12% disseram que não votariam em nenhum deles e 14% não sabem ou não responderam.


Pesquisa eleitoral Niterói - Instituto GERPInfogram

O estudo também traz o índice de rejeição pelo voto induzido. A simulação traz o candidato Felipe Peixoto (PSD) no topo da lista com 21% dos eleitores que não votariam de jeito nenhum. Flávio Serafini (Psol) em segundo com 15%, Deuler da Rocha (PSL) e Axel Grael (PDT) aparecem empatados na terceira colocação, ambos com 14%. Juliana Benício (NOVO) tem 5%, Allan Lyra (PTC) e Danielle Bornia (PSTU) estão com 3%. Tuninho Fares (DC) e Renata Esteves tem 2% de rejeição do público. Nenhum deles tem 17%. Não sabem ou não responderam 35%.

Renda

A pesquisa também apresentou os números das intenções dos eleitores comparando a renda média familiar da população. Nesse ponto, o candidato do PDT, Axel Grael, vence na maioria. Ele lidera entre os moradores com renda familiar de 1 a 2 e de 2 a 5 salários mínimos, ambos com 40%. Grael e Peixoto empatam, apenas entre os mais pobres, quando a renda familiar é até 1 salário mínimo, com 19%, cada. Já para os moradores, considerados mais ricos, com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos, o pedetista aparece em primeiro, com 37%, já Deuler da Rocha aparece na segunda colocação, com 16%, seguido de Felipe Peixoto, com 12%.

Felipe Peixoto lidera as intenções na região Leste de Niterói. Lá, ele aparece com 48% das intenções, enquanto Axel Grael consegue 27%. Não houve quantitativo de votos para os outros candidatos nesta região.

Aprovação de governo

Maioria dos eleitores avalia como positiva a administração do atual prefeito Rodrigo Neves. Foto: Ascom Niterói

Eleitores entrevistados também responderam sobre a aprovação do atual governo do prefeito Rodrigo Neves (PDT). Na pesquisa, 74% dos entrevistados aprovam a administração em Niterói, enquanto 19% desaprova. Não sabem ou não responderam totalizam 7%.

Quando avaliado a classificação do desempenho de gestão, 28% classificam como ótimo, 41% dos entrevistados responderam como bom desempenho, enquanto 18% avaliam como regular, 5% como ruim e 6% como péssima administração. Não responderam totalizaram 2%.

A pesquisa foi desenvolvida pelo instituto GERP e registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo 04994/2020.

< Casos de Covid-19 caem 19% e mortes diminuem 17% no Brasil Covid-19: pandemia atrasa obras de recuperação de Mariana <