Política

Axel Grael inicia corrida eleitoral em Niterói

Candidatura foi oficializada no Centro de Niterói. Foto: Redes sociais

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tornou oficial na noite desta segunda-feira (31) a candidatura de Axel Grael, ex-secretário municipal de planejamento, à Prefeitura de Niterói. A convenção partidária aconteceu no Canto do Rio Futebol Clube, no Centro.

“O nosso foco é na nossa proposta e no nosso projeto para Niterói. Estamos muito animados. É uma gestão muito bem avaliada e acho que vai funcionar”, disse o candidato, ao ser questionado sobre a avaliação de outras pré-candidaturas dos adversários.

A chapa tem como pré-candidato a vice o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Bagueira (SDD), que será oficializado em convenção da legenda nesta terça (1º), na Casa Legislativa.

O candidato a prefeito pelo PDT chegou para a convenção no Canto do Rio. Foto: Pedro Conforte

"Eu tenho certeza que ele [Bagueira] será um excelente companheiro e articulador", opinou o presidente do PDT em Niterói e prefeito Rodrigo Neves.

Para Bagueira, participar dessa chapa é um motivo de orgulho. "O que o Axel foi para Rodrigo no primeiro governo, eu quero ser para o Axel no próximo governo da nossa cidade", argumentou.

O ambientalista Axel Grael, que já teve experiência como vice-prefeito no primeiro mandato de Neves, chegou na convenção às 17h57, acompanhado da esposa Christa Vogel Grael. Assim como os poucos convidados, precisou aferir a temperatura na entrada. O evento foi realizado seguindo os protocolos de higiene e distanciamento social.

"Ele tem grande capacidade de ouvir a equipe, organizar e executar as ações, além de tomar decisões. Hoje é o melhor quadro de Niterói para liderar e governar a cidade pelos próximos anos", comentou o prefeito.

Considerando o ano histórico, devido ao contexto da pandemia de Covid-19, Axel explicou que a campanha eleitoral, autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral a partir do dia 27 de setembro, será realizada com todos os cuidados e que fará ações presenciais sempre que for possível e seguro.

“Queremos preservar os nossos eleitores, a nossa equipe e a nós mesmos, cumprindo os protocolos, para que a gente possa justamente fazer isso da forma mais segura e eficiente. Então, estamos usando muito as redes sociais e sempre que possível, que for seguro, a gente faz o presencial”, disse Axel. 

Faltando pouco mais de dois meses para o primeiro turno das eleições municipais e a consequente troca de cadeiras no cargo máximo da prefeitura, Rodrigo Neves comentou que a convenção desta noite pode ser considerada como histórica. 

“Tenho sentimento de orgulho da missão que está sendo cumprida com êxito, pelo trabalho sério e dedicado que desenvolvi junto com toda nossa equipe para superação dos enormes desafios que enfrentamos nesses quase oito anos”, disse Rodrigo Neves.

Neves também comentou sobre as especulações de uma possível candidatura ao cargo de governador em 2022. "Minha família, pela primeira vez, em um projeto eleitoral, por unanimidade, não quer que aconteça", disse em tom de brincadeira.

Axel Grael anunciou que o PDT realiza ao menos 13 alianças. E disse que a candidatura representa a vontade de uma 'União por Niterói' para defender o município de 'aventureiros e radicais', em parceria com os seguintes partidos:

  • Partido Verde, Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Avante, Solidariedade, Cidadania, Progressistas, Partido Liberal (PL), Patriotas, Rede Sustentabilidade, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Progressista (PP).

"As convenções feitas a partir de hoje [31] amanhã [1º] vão confirmar essa aliança política em torno do projeto de Niterói que foi estruturado e liderado pelo prefeito Rodrigo Neves até aqui", esclareceu.

Publicada às 20h04. Atualizada às 21h.

< Reajuste do salário mínimo será menor em 2021 Botafogo dispensa três jogadores <