domingo, 20 de setembro de 2020

Bagueira fecha chapa com Axel e disputa como vice-prefeito de Niterói

Bagueira foi oficializado como candidato a vice-prefeito pelo Solidariedade. Foto: Ezequiel Manhães / Colaboração
Bagueira foi oficializado como candidato a vice-prefeito pelo Solidariedade. Foto: Ezequiel Manhães / Colaboração

O presidente da Câmara Municipal de Niterói, Paulo Bagueira (SDD), foi oficializado na noite desta terça-feira (1º) como candidato a vice-prefeito na chapa com Axel Grael (PDT) pelas eleições municipais, representando o Partido Solidariedade. A convenção foi realizada no plenário da Casa.

Além de Bagueira, a Casa também recebeu 32 candidatos ao cargo de vereador e integram a nominata do Solidariedade na disputa eleitoral esse ano. Segundo Bagueira, há 11 mulheres na lista.

“Esse ano apareceu mais mulheres. Pode-se colocar até nove e estamos colocando duas a mais, em função de estimular as mulheres a participar do parlamento”, ressaltou o candidato a vice-prefeito de Niterói.

Critérios

A boa seleção de candidatos previne a judicialização dos pleitos, cassações de mandatos e realização de eleições suplementares, conforme adverte o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na fase de convenções, a reputação, conduta, discurso, crenças, ideologias, valores e objetivos dos pré-candidatos devem ser minuciosamente avaliados.

O deputado federal Áureo Lídio, presidente estadual da legenda, esteve presente e enalteceu o Solidariedade que, segundo ele, ‘se estabelece como um partido forte e consistente para fazer debates com a sociedade e discutir a política’. O parlamentar também falou sobre o processo eleitoral.

“Vai ser uma eleição atípica. Ninguém entende e decifra o processo eleitoral este ano. Vai ser uma total novidade porque ainda vivemos em uma pandemia. Desejo muito suor aos candidatos, internet para conversar com a população e dedicação que o Brasil precisa. O Solidariedade confia no Bagueira”, pontuou.

Já o escolhido para disputar a vice-prefeito, Paulo Bagueira, acredita num contexto de ano eleitoral longe de processos judiciais.

“Da nossa parte queremos mostrar um trabalho de continuidade, porém, com renovações e avanços”

Ao ser questionado sobre a campanha eleitoral, ele preferiu deixar o discurso para o amigo Axel, que chegou no plenário por volta de 18h43, na companhia do atual prefeito Rodrigo Neves (PDT).

“Ele é um dos grandes nomes da política em Niterói, que tem tantos mandatos como vereador, além de deputado estadual e presidência dessa Casa. Não é atoa que ele chegou até aqui. Bagueira é um dos políticos mais conhecidos e reconhecidos de Niterói. Será uma grande honra!”, disse Axel Grael.

Trajetória

Natural do Barreto, bairro da Zona Norte de Niterói, Bagueira tem uma longa história política iniciada em 1992, quando foi suplente do então vereador Carlos Magaldi e passou a exercer seu mandato. Em 1996, contudo, se elegeu vereador pela primeira vez pelo PDT, com 3.412 votos.

Em 2000, se reelegeria com 4.408 votos. Renovou seu mandato consecutivamente nas eleições de 2004 (recebeu 3.872 votos, agora pelo PPS), 2008 (recebeu 4.048 votos), 2012 (recebeu 5.067 votos) e 2016, quando se reelegeu pela sexta vez, filiado ao Solidariedade, com 4.675 votos.

Em 2018, foi eleito segundo suplente de deputado estadual pela coligação SDD-PTB, tendo obtido 24.426 votos. Na Assembleia Legislativa do Rio, assumiu a cadeira em julho de 2019. Bagueira tem 60 anos e é pai de três filhos: Wysllen, Priscylla e Nicole, esta última é fruto do seu casamento com Raíssa Machado, rainha de bateria da Viradouro. Também é avô de Méllanye e Matheus.

“A melhor bancada é a unidade que construímos na nossa cidade. Não é atoa que chamamos 14 partidos políticos para participar conosco. Temos a melhor nominata da nossa cidade”, ressaltou Bagueira.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, em Niterói 391.268 eleitores estão aptos a votar nas eleições de 2020. A Justiça Eleitoral espera o registro de cerca de 700 mil candidatos concorrendo a vagas nas câmaras de vereadores e nas prefeituras de todo o Brasil. Mais de 140 milhões de eleitores poderão fazer uso do voto.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *