sexta, 23 de outubro de 2020

Bicicletada, caminhadas e carreatas: veja o dia dos candidatos de Niterói

Flavio Serafini (PSOL) convocou ciclistas em Icaraí, zona sul da cidade. Foto: Yasmim Alves – Divulgação

Na corrida pelas eleições municipais, candidatos a prefeito de Niterói organizaram bicicletada, caminhadas e até carreatas com centenas de veículos pelas principais avenidas da cidade neste domingo (18).

Flavio Serafini (PSOL) convocou ciclistas em Icaraí, zona sul da cidade. Ele esteve no bairro acompanhado da vice Josiane Peçanha e apoiadores de campanha para a ‘bicicletada eleitoral’. Para os candidatos, uma cidade de direitos significa, também, “uma cidade com direito à uma mobilidade urbana que garanta segurança para todos e todas que nela transitam”.

“Niterói é uma cidade extremamente favorável ao uso de bicicletas, mas é preciso ter compromisso: conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres e construir ciclovias verdadeiramente seguras. Vamos incorporar definitivamente as ciclovias no planejamento urbano. Com segurança”, disse Serafini.

A carreata em mobilização da campanha do candidato Deuler da Rocha (PSL) arrastou cerca de 400 veículos às ruas de Niterói. A concentração ocorreu na Estação da Cantareira e percorreu a orla da cidade, como São Domingos, Gragoatá, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas até passar pela Região Oceânica, terminando na Praia de Piratininga.

Além de militantes e eleitores, a carreata contou com a presença do vice-presidente estadual do partido, o deputado federal Felício Laterça, do deputado federal Otoni de Paula (PSC), líderes partidários e o cantor Dudu Nobre, que compôs o jingle de campanha do candidato.

“Ficamos muito felizes com essa mobilização e a cada dia verificamos que estamos no caminho certo. Niterói é uma cidade que está, definitivamente, empenhada para mudar essa gestão de esquerda que se instalou na cidade há décadas. Além disso, temos propostas sólidas para colocar Niterói no eixo certo”, celebrou Deuler.

Já o candidato Axel Grael (PDT), percorreu a Zona Norte da cidade, neste domingo (18), ao lado do prefeito Rodrigo Neves e do senador Romário (Podemos). A primeira parada foi no Parque Esportivo e Social do Caramujo, seguida de caminhada pelo bairro e pelo Fonseca. Durante a tarde, Grael também conversou com niteroienses no calçadão de São Francisco.

Ao longo do dia, o candidato falou sobre seus compromissos, como a continuidade do programa Renda Básica até a chegada da vacina, a abertura de um restaurante popular na Zona Norte e a revitalização da Alameda São Boaventura.

“Vamos trazer mais investimentos para a Zona Norte, que recebeu muitas melhorias durante a gestão do prefeito Rodrigo Neves. Fizemos as obras de contenção de encosta em comunidades com São José, Jerônimo Afonso e Caramujo, além do Parque Esportivo no Caramujo. Vou concretizar a revitalização da Alameda São Boaventura nos mesmos moldes da Avenida Marquês do Paraná, com ciclovia, novos pontos de ônibus, iluminação de LED e fiação subterrânea, e vamos implantar um novo restaurante popular na Alameda”, disse Grael.

O candidato Felipe Peixoto (PSD), e seu vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa (DEM), tiveram um domingo de agenda cheia que começou com mais uma carreata e caminhada pela Zona Norte da cidade. No percurso de quatro horas saindo do Caramujo, a atividade passou por Santa Bárbara, Sapê e Largo da Batalha acompanhada por dezenas de candidatos a vereador.

Entre as novidades do dia, a dupla reforçou as principais propostas para a educação, anunciando a ampliação de escolas com tempo integral, investimentos na capacitação continuada dos profissionais, adequação do plano de cargos e salários e a realização do concurso público para a área.

“A educação sempre foi prioridade em minhas gestões, como na Sedrap (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca), onde implantei um Telecentro com cursos para pescadores e familiares. Tinha até módulos profissionais de informática. Como prefeito nossa atuação será muito maior”, garantiu Felipe.

O domingo foi o dia de Juliana Benício (NOVO) encontrar os eleitores de Icaraí. A candidata a prefeita de Niterói estava acompanhada de sua família e equipe. Caminhou pela praia, foi ao Campo de São Bento, panfletou na Roberto Silveira e depois voltou para o calçadão pela Presidente Backer.

Ela parou para conversar com a população e expôs seus planos e projetos. Juliana lembrou que Icaraí é o bairro que concentra o maior número de idosos, por isso merece uma atenção especial na acessibilidade.

Também falou de seus planos para o setor de segurança na cidade: para melhorar os resultados na área de segurança em Niterói, Juliana diz que pretende aumentar a eficiência da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Icaraí é o bairro mais populoso de Niterói, com cerca de 80 mil habitantes (IBGE). Também é a região que mais emprega nos setores do comércio e serviços, movimentando diariamente milhares de pessoas que chegam ao bairro para trabalhar vindas de outros bairros e cidades. Com razão, os moradores pedem mais atenção para a ordem pública e o zelo. No calçadão a iluminação é velha, arcaica, precisa de substituição e não de tapa buracos como aquelas luminárias mais baixas que não iluminam nada”, criticou a candidata.

Os candidatos Allan Lyra (PTC), Danielle Bornia (PSTU), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não divulgaram material de campanha deste domingo (18) até a publicação da reportagem.

Publicada às 20h21

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *