Política

Campanhas a todo vapor em Niterói

Comitê de campanha do candidato Felipe Peixoto (PSD) durante caminhada pelas ruas. Foto: Divulgação

Os candidatos à Prefeitura de Niterói se mobilizaram nas ruas da cidade em mais um dia de campanha eleitoral nesta terça-feira (13). Prefeitáveis estiveram junto da população ouvindo demandas, apresentando propostas de governo. Também realizaram lives nas redes sociais e participaram de reuniões.

Entre os compromissos de campanha desta terça, Felipe Peixoto (PSD), fez caminhada com o seu vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa (DEM), na Avenida Central, em Itaipu, Região Oceânica. Durante a caminhada, Felipe reafirmou o seu compromisso de concluir todas as obras da atual gestão, além de rever o projeto da Transoceânica e fazer um plano de drenagem urbana "para resolver de vez os problemas de obstrução do rio João Mendes", que segundo ele é uma das principais demandas do bairro.

"Primeiro, gostaria de reafirmar o nosso compromisso de concluir todas as obras iniciadas pela atual gestão. Até o fim do nosso governo vamos levar pavimentação e drenagem a todas as ruas. Sabemos que há vias com problemas crônicos de drenagem, e a gente vai ter uma intervenção muito especial aqui na região da Avenida Central [...]", diz.

A agenda do dia terminou com o candidato participando da live do Guardião Civil que começou às 20h. Apresentada pelo fundador do canal, o guarda municipal Dagno Ramos, a entrevista tratou da Guarda Municipal e a segurança pública no âmbito do município. 

O senador Romário (Podemos-RJ) declarou apoio à candidatura de Axel Grael (PDT) à Prefeitura de Niterói. Em visita à cidade nesta terça-feira (13), Romário se encontrou com o prefeito Rodrigo Neves (PDT) e Grael para conversar sobre Niterói e discutir projetos futuros para a cidade. Após a conversa, o senador gravou um vídeo ao lado de Neves e Grael.

Grael agradeceu a visita do senador Romário a Niterói e o apoio à sua candidatura. Para Axel Grael, a experiência e o apoio do senador serão importantes no desenvolvimento de projetos voltados a cidade. Grael vai ampliar o incentivo à prática esportiva como estratégia de inclusão social e de promoção da saúde e bem-estar, além de atrair mais campeonatos e eventos esportivos para o desenvolvimento econômico do município.

“Tivemos uma conversa muito proveitosa sobre os avanços de Niterói e falamos de políticas públicas para a cidade em diferentes segmentos. O senador, que tem uma grande experiência e importância para história do esporte, nos trouxe diversas ideias de iniciativas para o município. Durante a gestão do prefeito Rodrigo Neves, o esporte ganhou uma atenção especial e queremos dar continuidade a esse progresso”, lembrou Grael, que foi vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento de Rodrigo Neves.

O candidato a prefeito Allan Lyra (PTC) passou a manhã gravando vídeos com um candidato a vereador. Na parte da tarde, gravou programas eleitorais. Em seguida, fez uma grande panfletagem com os apoiadores e com o deputado federal Carlos Jordy (PSL) e o deputado estadual Anderson Moraes (PSL), em frente às Barcas, na praça Araribóia.

A candidata Danielle Bornia (PSTU) interagiu com eleitores nas redes sociais, onde respondeu perguntas e fez exposição de pontos de seu programa para a cidade. À tarde, das 14 às 18 horas, gravou vídeos para a campanha.

“Apesar de termos sido excluídos do horário eleitoral gratuito da TV e do Rádio, estamos fazendo campanha pelas redes sociais e também articulando nossa campanha com as lutas reais da classe trabalhadora, como a campanha pelo Fora Bolsonaro e Mourão e em defesa dos serviços públicos”, declarou Danielle.

Deuler da Rocha (PSL) esteve em caminhada pelas ruas do Barreto, zona norte da cidade, na tarde desta terça (13). Acompanhado do vice na sua chapa, Alexandre Ceotto (Republicanos), Deuler conversou com comerciantes e moradores, ouviu demandas e reclamações e prometeu agir no bairro.

"Estamos ouvindo as demandas de forma integral em todos os cantos da cidade. E, inclusive, sempre pedimos aos moradores e eleitores, que nos mandem, cada vez mais, sugestões para que possamos melhorar cada bairro da cidade. Vamos ensinar aos governantes como respeitar os desejos da população. E nós respeitamos", disse Deuler, após conversar com pessoas que transitavam pelo Horto do Barreto.

A tragédia das chuvas de 2010, que completa 10 anos, matou mais de 200 pessoas em Niterói e deixou cerca de mil desabrigadas. Só no Morro do Bumba, mais de 40 pessoas perderam a vida, lembrou o candidato Flávio Serafini (PSOL) no local que começou a agenda desta terça (13) ao lado da candidata a vice Josiane Peçanha.

Lá, eles escutaram relatos de vítimas, que segundo Serafini, inclui "problemas na estrutura das moradias recebidas do Minha Casa Minha Vida; muitos seguem aguardando uma nova moradia e o valor insuficiente do aluguel social que não consegue cobrir despesa de uma nova casa; e também daqueles que permanecem desabrigados sem nenhum auxílio".

Após o Bumba, Flavio e Josiane caminharam pelo Viçoso Jardim e pelo Cubango apresentando suas propostas para moradia. O Programa de Governo de Flavio e Josiane, que foi lançado a noite em uma live, prevê encaminhar 10% dos orçamento municipal e 10% dos royalties do Petróleo para urbanização, regularização fundiária e novas moradias.

A candidata a prefeita de Niterói pelo NOVO, Juliana Benício, teve um almoço no Rio com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o presidente nacional do Partido NOVO Eduardo Ribeiro e com Bernardinho do Vôlei, membro do partido. À noite fez uma live nas redes sociais.

Os candidatos Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não divulgaram material sobre a campanha desta terça (13).

< Nascidos em outubro recebem PIS nesta quarta Candidatos conversam com eleitores em São Gonçalo <