Política

Campanhas com fake news na mira do TSE

TSE lançou resolução sobre critérios de campanhas. Foto: Divulgação

Nestas eleições, o enfrentamento as fake news ganhou mais força. Pela primeira vez, o assunto passou a integrar uma resolução do TSE, a nº 23.610/2019.

A norma impõe a candidatos e a partidos que chequem a veracidade da informação utilizada na propaganda eleitoral antes de divulgá-la.

A medida, que tem o objetivo de evitar a disseminação da desinformação durante o processo eleitoral, também prevê o direito de resposta à vítima, sem prejuízo de eventual responsabilização penal do autor da informação inverídica.

No terceiro dia de campanha eleitoral, candidatos às prefeituras de Niterói, São Gonçalo e Maricá, seguiram a todo vapor nesta terça-feira (29).

Niterói

Caminhadas e gravações marcam as agendas dos candidatos. Foto: Leonardo Simplício

Axel Grael (PDT) - O candidato fez uma caminhada no Centro de Niterói, no início da tarde, ao lado do atual prefeito Rodrigo Neves (PDT). Após, esteve num tradicional restaurante também na região central.

Allan Lyra (PTC) - O bolsonarista iniciou o dia na Santa Missa de São Miguel Arcanjo. No início da tarde, esteve em almoço com apoiadores no Ingá. Logo após, participou de uma reunião e no início da noite compareceu em uma sessão de autógrafos e lançamento de um livro.

Danielle Bornia (PSTU) - Participou de uma reunião com o comitê de campanha, pela manhã. E na parte da tarde fez campanha e interagiu com eleitores nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e whatsapp).

Deuler da Rocha (PSL) - O candidato participou de reuniões com equipe da campanha para discutir programa eleitoral na TV.

Flávio Serafini (PSOL) - O candidato cancelou caminhada que realizaria às 9h30 no Centro de Niterói. A primeira agenda foi realizada no Hospital Municipal Carlos Tortelly (antigo CPN), onde dialogou com profissionais de saúde e usuário do serviço. A noite realizou plenária online de mobilização com a vice Josiane Peçanha.

Felipe Peixoto (PSD) - Iniciou o dia em um encontro com a bispa Eliana na Igreja Celeiro Santo, em Icaraí. Participou de live nas redes da Associação Assistencial dos Comerciantes Ambulantes do Município de Niterói (Acanit). Após seguiu para uma caminhada pelo Centro da cidade que terminou na Gruta de Santo Antônio. Também interagiu no início da noite com moradores e frequentadores de Icaraí.

Juliana Benício (NOVO) - Participou de caminhada em Icaraí, das 9h às 12h e a noite fez live nas redes sociais.

Renata Esteves (PMB) - Dedicou a manhã em reuniões internas com a vice Soraia Catarino para alinhamento de ações da campanha. Na parte da tarde participou de reuniões internas com os candidatos a vereadores. A noite a Renata Esteves fez reuniões externas no bairro de Santa Rosa com uma candidata a vereadora e comerciantes da região.

Tuninho Fares (DC) ainda não divulgou compromissos de campanha nesta terça (29).

São Gonçalo

Capitão Nelson (Avante) - O prefeitável realizou alinhamento estratégico na sede do partido. Foi representado nas ruas pelo vice da chapa, Sergio de Oliveira Gevu, que marcou presença nas vias gonçalenses.

Dayse Oliveira (PSTU) - Interagiu com eleitores nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp) pela manhã e a tarde refez reunião virtual com um grupo de apoiadores.

Dejorge Patrício (Republicanos) - O candidato visitou o bairro Maria Paula, onde tomou café com moradores. Na sequência se dedicou aos compromissos internos da campanha - como reuniões, produção de conteúdo e gravações, inclusive, para TV.

Dimas Gadelha (PT) - O petista continuou a gravação do programa eleitoral e também compareceu ao cartório para registrar o plano de governo.

Dr. José Luiz Nanci (Cidadania) - Toda a agenda de campanha do prefeito, candidato à reeleição foi cancelada sob a justificativa do vendaval que atingiu a cidade durante a madrugada.

Roberto Sales (PSD) - O candidato fez caminhada no Centro de São Gonçalo, junto ao deputado coronel Salema e demais apoiadores.

Rodrigo Piraciaba (PSB) - O candidato iniciou o dia fazendo corpo a corpo no bairro Boaçu com a equipe de campanha. No final da tarde fez caminhada no Jardim Catarina e a noite participou de live interna com o partido.

Os candidatos Isaac Ricalde (PCdoB) e Ricardo Pericar (PSL) não divulgaram agendas para esta terça (29).

Maricá

César Augusto (PMN) - O candidato realizou reuniões internas de planejamento.

Chiquinho (PMDB) - Realizou uma transmissão ao vivo no Facebook, às 18h, abordadando o tema colexa de lixo e varrição na cidade de Maricá.

Ciro Fontoura (Republicanos) - O candidato realizou abertura de conta durante a manhã. Já na parte da tarde, esteve reunido com candidatos em Itaipuaçu. A noite fez reunião familiar na casa da mãe do prefeito.

Candidato à reeleição, Fabiano Horta (PT), não teve compromisso de campanha divulgado.

< Confira as datas da extensão do auxílio emergencial Bolsa fecha em queda de mais de 1% <