sábado, 05 de dezembro de 2020

Campanhas começam nas ruas e nas redes

computador, acesso, online, on-line, internet
Com influência da pandemia, tecnologia se tornou principal aliada dos candidatos a prefeito e vereador. Foto: Pedro Conforte

Transmissões ao vivo e propagandas em geral nas redes sociais tomaram conta da internet no primeiro dia de campanha eleitoral iniciado neste domingo (27), após autorização do Tribunal Superior Eleitoral.

Com influência da pandemia de Covid-19, é perceptível a força da tecnologia como principal aliada dos candidatos a prefeito e vereador do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá — que em sua maioria deram o pontapé das propagandas no âmbito virtual, ao invés de tomarem às ruas, como ocorre em todos os pleitos.

Neste primeiro momento, os aspirantes aos Poderes Executivo e Legislativo municipais fizeram reuniões com demais candidatos das respectivas siglas e apresentaram propostas de governo. Apenas alguns deles visitaram bairros e ouviram demandas da população.

O Plantão Enfoco separou quais foram as atividades realizadas pelos candidatos, de acordo com o município de atuação:

Rio de Janeiro

Bandeira de Mello – Rede

Na visita, Bandeira encontrou apoiadores e eleitores. Foto: Divulgação

O candidato a Prefeito do Rio Eduardo Bandeira de Mello (Rede) iniciou a campanha com uma caminhada diferente – com uso de máscaras e sem aglomeração – no entorno do Maracanã ao lado da vice Andrea Gouvêa Vieira.

Os dois se encontraram em frente à estátua do Bellini, um dos símbolos do bairro onde Bandeira nasceu e viveu grande parte da vida. Na visita, Bandeira encontrou apoiadores e eleitores.

Benedita da Silva – PT

A assessoria de imprensa da candidata Benedita da Silva (PT) não divulgou agenda para este domingo (27).

Clarissa Garotinho – PROS

Clarissa realizou campanha presencial com todas as regras de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias. Foto: Divulgação


A candidata Clarissa Garotinho (PROS) inovou e fez a primeira agenda da sua campanha à Prefeitura do Rio em frente ao Centro Administrativo São Sebastião, sede do governo municipal.

Iniciado às 10h da manhã deste domingo (27), o ato simbólico contou com uma live em que Clarissa falou à população sobre as suas propostas para a cidade, durante onze minutos, e um ‘abraço’ ao edifício principal, com a participação de cerca de 20 vereadores e do vice da chapa, Jorge Coutinho. Todas as regras de segurança foram respeitadas, tais como obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento prudencial.

Crivella – Republicanos

A assessoria de imprensa do candidato Marcelo Crivella (Republicanos) não divulgou agenda para este domingo (27).

Cyro Garcia – PSTU

Candidato publicou vídeo nas redes sociais. Foto: Reprodução

No primeiro dia oficial de campanha, Cyro Garcia, candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) à prefeitura do Rio de Janeiro, fez reunião virtual do Comitê de Campanha e apoiadores. Durante todo o dia, a militância do partido e apoiadores realizaram divulgação nas redes sociais das propostas que serão defendidas pelo candidato no decorrer da campanha.

Delegada Martha Rocha – PDT

Usando máscaras, e mantendo o distanciamento obrigatório, Martha cumprimentou eleitores e falou com jornalistas. Foto: Divulgação

Candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro, pela Coligação “Unidos Pelo Rio” (PDT e PSB), a delegada Martha Rocha inaugurou sua campanha, visitando importantes pontos turísticos da cidade e um CIEP, para abordar dois pontos fundamentais de sua administração: a educação e o fomento ao turismo.

Ela também defendeu suas propostas para a Saúde e o Desenvolvimento Sustentável. Aproveitando o dia Mundial do Turismo e acompanhada pelo seu candidato a vice-prefeito, o produtor cultural Anderson Quack (do PSB), Martha Rocha visitou o Cristo Redentor, onde defendeu a importância do setor para a economia carioca. Usando máscaras, e mantendo o distanciamento obrigatório, Martha cumprimentou eleitores e falou com jornalistas.

Eduardo Paes – DEM

Eduardo Paes durante live. Foto: Reprodução

O candidato à Prefeitura do Rio Eduardo Paes (DEM) fez o lançamento da candidatura neste domingo (27) através de uma live no Facebook, com quase uma hora de duração. Ao lado do cantor Dudu Nobre, ele falou sobre as necessidades dos cariocas e das propostas de governo. Também convidou os candidatos e candidatas a firmarem um pacto contra fake news, por eleições limpas.

Fred Luz – NOVO

O lançamento de campanha foi transmitido pelas redes sociais. Foto: Divulgação

O Partido Novo lançou na tarde deste domingo (27) os nomes de Fred Luz e Giselle Gomes a prefeito e vice-prefeita do Rio de Janeiro e dos 34 candidatos a vereador, em espaço aberto na Barra da Tijuca, com respeito aos protocolos de proteção contra a Covid-19.

O lançamento foi transmitido pelas redes sociais do partido e de Fred Luz e contou com as presenças de deputados federais e estaduais pelo Novo e de membros dos diretórios estadual e municipal.

Glória Heloiza – PSC

A assessoria de imprensa da candidata Glória Heloiza (PSC) não divulgou agenda para este domingo (27). Disse que ela só terá agendas de terça-feira (29) em diante.

Henrique Simonard – PCO

A assessoria de imprensa do candidato Henrique Simonard (PCO) não divulgou agenda para este domingo (27).

Luiz Lima – PSL

Luiz Lima andou pelas ruas de Campo Grande. Foto: Instagram/Luiz Lima

O candidato Luiz Lima (PSL) iniciou a campanha corpo a corpo em Campo Grande, bairro em que nasceu. Por lá, ele ouviu demandas da população e visitou diversos espaços com apoiadores do partido que em sua maioria não fazia uso de máscaras.

Paulo Messina – MDB

O candidato visitou com sua família a tradicional Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, no subúrbio do Rio. Foto: Divulgação

Em respeito às restrições de atos de campanha determinadas pelo TRE, o candidato a prefeito Paulo Messina (MDB) optou por não realizar evento com militância neste domingo (27).

Em vez disso, o candidato visitou com sua família a tradicional Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, no subúrbio do Rio, para agradecer e pedir proteção para todos durante a campanha.

A princípio, estava previsto que Messina faria uma caminhada no calçadão de Bangu, às 9h. O candidato, no entanto, optou por cancelar o evento, após o pronunciamento do TRE contrário à realização até dia 06 de outubro de eventos que possam promover aglomeração.

Renata Souza – PSOL

Candidatos se reuniram com representantes de movimentos socais e integrantes dos partidos PSOL, PCB e UP – coligação que apoia a candidatura de Renata. Foto: Divulgação

A candidata Renata Souza (PSOL) deu início à campanha para disputar a prefeitura da cidade neste domingo (27) e ao lado do candidato a vice Ibis Pereira esteve no Cais do Valongo, na região portuária do Rio.

Eles se reuniram com representantes de movimentos socais e integrantes dos partidos PSOL, PCB e UP – coligação que apoia a candidatura. O local foi escolhido para o lançamento da campanha por ser um marco histórico do tráfico de escravos.

A luta antirracista e contra o ódio é uma das plataformas de Renata Souza. A candidata tem ainda um plano de construção de 50 mil casas populares para esta região da cidade, o programa Porto Moradia.

Suêd Haidar – PMB

Foto: Reprodução

A candidata Suêd Haidar (PMB) deu início à campanha eleitoral através de uma live no Facebook. Através da plataforma online ela apresentou as principais propostas de governo que tem como base a consciência e participação popular.

Niterói

Allan Lyra (PTC)

O candidato Allan Lyra (PTC) ao lado de amigos no primeiro dia de campanha. Foto: Divulgação

O candidato Allan Lyra (PTC) iniciou o domingo (27) de campanha em uma Santa Missa, no Convento Santo Antônio, às 10h da manhã. Em seguida, compareceu em um restaurante no no Centro do Rio para um almoço com o deputado estadual Marcio Gualberto (PSL) e com a deputada federal Chris Tonietto (PSL).

Axel Grael (PDT)

O candidato percorreu a cidade conversando com eleitores sobre seus compromissos. Foto: Divulgação

O candidato Axel Grael (PDT) iniciou, neste domingo (27), sua campanha à Prefeitura de Niterói. Neste primeiro dia, ao lado do prefeito Rodrigo Neves (PDT), cumprindo os protocolos de distanciamento social, o candidato percorreu a cidade conversando com eleitores sobre seus compromissos. Grael disse que, se eleito, vai priorizar a saúde e a retomada da economia.

Ao longo do dia, o prefeito Rodrigo Neves caminhou com o candidato pela cidade, em locais como a Praia de Charitas, o Horto do Fonseca e a Praça do Largo da Batalha. Ele defendeu que Axel Grael vai avançar no projeto de fazer de Niterói o melhor lugar do Brasil para viver e ser feliz.  

Danielle Bornia – PSTU

A assessoria de imprensa da candidata Danielle Bornia (PSTU) informou que neste domingo (27) não houve agenda de campanha presencial, sendo apenas atividade de propaganda nas redes sociais.

Nesta segunda (28), Danielle participará de um ato contra a violência a mulher e pela legalização do aborto nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio, às 17h.

Deuller da Rocha – PSL

Foto: Divulgação

O candidato à prefeitura de Niterói pelo Partido Social Liberal (PSL), Deuler da Rocha, deu início, neste domingo (27) na sua caminhada para a disputa eleitoral na zona sul da cidade, ao lado do vice de chapa Alexandre Ceotto (Republicanos).

Deuler participou, pela manhã, de um almoço de confraternização promovido por um candidato a vereador de seu partido em São Francisco. À tarde, participou de uma ação no Vital Brazil. E encerrou seu primeiro dia de campanha em caminhada pelo calçadão da orla de Charitas.

O candidato conversou por bastante tempo com os moradores, que debateram os problemas de cada bairro.

Felipe Peixoto (PSD)

Felipe Peixoto esteve no Mercado São Pedro ao lado de Bruno Lessa. Foto: André Redlich – Divulgação

O candidato a prefeito de Niterói pelo PSD, Felipe Peixoto, iniciou sua campanha na manhã deste domingo (27), no Mercado São Pedro, no Centro, acompanhado do vereador Bruno Lessa (DEM), com quem fechou a dobradinha de vice-prefeito na coligação “Niterói para Você”.

O tradicional espaço de comercialização de pescado tem uma longa e próxima relação com o ex-deputado, ex-vereador e ex-secretário de estado de duas pastas.

Uma das secretarias foi a de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), na gestão em que Felipe implantou dois eventos no mercado: o Festival Gastronomia do Mar e o projeto “De Olho no Peixe”.

A escolha do Centro para o lançamento da campanha teve mais um objetivo: chamar a atenção para a região e reforçar a proposta de revitalização da área, uma das prioridades do Plano de Governo de Felipe Peixoto.

Após a primeira agenda do dia, a comitiva seguiu para a Catedral Metropolitana São João Batista, onde os candidatos foram orar por todas as famílias que enfrentaram ou ainda enfrentam dificuldades por conta do novo coronavírus (Covid-19).

De lá, Peixoto e Lessa percorreram o centenário Horto do Fonseca, onde puderam conversar com frequentadores e eleitores, identificando o que realmente o povo niteroiense anseia. Para o comerciante e morador de Niterói, Sergio Manhães, a candidatura da dupla vai mudar a cidade para melhor.

Flávio Serafini – PSOL

Serafini convidou colegas parlamentares para bate-papo ao vivo no Instagram. Foto: Reprodução

O candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Flávio Serafini, iniciou campanha política realizando uma live no Instagram com a vice de chapa Josiane Peçanha e demais companheiros de legenda: deputada Talíria Petrone e deputado Marcelo Freixo. Eles comentaram, dentre outras questões, sobre as perspectivas de governo no município de Niterói.

Nesta segunda (28) Serafini inicia a agenda às 10h, em uma reunião com representantes da secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. Às 13h, grava vídeos para a campanha em locais diversos da cidade de Niterói e às 15 tem compromisso no Ato Pela Liberdade, Justiça Para a Juventude Negra, em frente ao Fórum de Niterói.

Juliana Benício – NOVO

Juliana fez uma rápida transmissão ao vivo no Instagram em ato na praia de Icaraí. Foto: Reprodução

Parlamentares federais e estaduais do partido NOVO e todos os candidatos a vereador estiveram presentes na inauguração do Comitê Central de Juliana Benício, candidata a prefeita de Niterói.

O evento ocorreu às 8h30 da manhã com o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), a deputada distrital Júlia Lucy e os estaduais Chicão Bulhões e Alexandre Freitas.

Depois da inauguração do comitê, Juliana Benício começou a campanha. Acompanhada dos parlamentares, candidatos a vereador e dezenas de eleitores foi para a Alameda São Boaventura, no Fonseca, depois para a Praia de São Francisco e finalizou o primeiro dia na Praia de Icaraí.

Renata Esteves – PMB

A candidata a prefeita Renata Esteves ao lado da vice Soraia Catarino. Foto: Divulgação

A candidata pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), Renata Esteves, iniciou sua campanha na manhã deste domingo (27), subindo o monte em Várzea das Moças, acompanhada da família e amigos. Após o almoço, fez corpo a corpo na orla de São Francisco junto à vice de chapa Soraia Catarino. Um pequeno grupo de apoiadores acompanhou às candidatas que compõem a única chapa integral de mulheres na cidade.

Tuninho Fares – DC

Tuninho Fares (DC) participou neste domingo (27) de um café com apoiadores em Santa Rosa, às 9h da manhã. No início da tarde, por volta de 12h, se encontrou com moradores em Piratininga e às 16h esteve em uma reunião com evangélicos no Centro de Niterói para discutir pautas do governo.

São Gonçalo

O ex-deputado estadual e vereador licenciado, caminhou acompanhado de apoiadores na Feira de Neves. Foto: Maria Costa

Capitão Nelson (Avante), candidato à prefeitura de São Gonçalo, iniciou neste domingo (27), suas atividades de campanha logo de manhã. O ex-deputado estadual e vereador licenciado, caminhou acompanhado de apoiadores na Feira de Neves.

O candidato percorreu toda a rua Oliveira Botelho, em Neves, conversando com feirantes e consumidores. Durante a atividade, vendedores aproveitaram para falar sobre os problemas enfrentados no local ao longo dos anos, entre as reivindicações, a proibição de automóveis transitando entre as tendas, uma vez que a rua tem sido usada pelos comerciantes.

Depois da agenda, o candidato seguiu para sede do partido, localizado na rua Coronel Rodrigues no Centro de São Gonçalo, onde tratou de assuntos relacionados a sua campanha.

Dayse Oliveira – PSTU

A assessoria de imprensa da candidata Dayse Oliveira (PSTU) disse que neste domingo (27) não houve agenda de campanha presencial.

Dejorge Patrício – Republicanos

Dejorge visitou três bairros no primeiro dia de campanha (27). Foto: Divulgação

A assessoria de imprensa de Dejorge Patrício (Republicanos) informou que o candidato realizou campanha presencial neste domingo (27) nos bairros de Porto da Pedra, Rio do Ouro e Maria Paula, ouvindo demandas da população.

Dimas Gadelha – PT

Dimas iniciou a campanha eleitoral gravando programa de televisão pela cidade de São Gonçalo. Foto: Divulgação


Dimas Gadelha, candidato do Partido dos Trabalhodes, iniciou a campanha eleitoral gravando programa de televisão pela cidade de São Gonçalo neste domingo (27). Nova Cidade, Alcântara, Morro do Galão, no Barro Vermelho, foram os bairros por onde o candidato passou conversando com a população e registrando imagens para o programa eleitoral.

Dr. José Luiz Nanci (Cidadania)

O prefeito José Luiz Nanci esteve no bairro de Neves, onde cumprimentou e conversou com moradores, comerciantes e feirantes. Foto: Divulgação

O prefeito José Luiz Nanci (Cidadania), candidato à reeleição pela coligação “Melhor o Certo do que o Duvidoso”, que engloba os partidos Cidadania, MDB e PV, deu início a sua campanha eleitoral neste domingo (27), no Zé Garoto, bairro onde reside há 68 anos. Em um salão de festas, se encontrou com lideranças políticas da cidade, onde falou das suas realizações e lembrou das dificuldades encontradas quando assumiu o governo.

Em seguida, acompanhado de candidatos a vereador pela Coligação, da candidata a vice-prefeita Márcia Valéria e de lideranças políticas, o prefeito José Luiz Nanci seguiu para o bairro de Neves, onde cumprimentou e conversou com moradores, comerciantes e feirantes.

O candidato do Cidadania encerrou sua agenda com uma reunião junto a atletas no bairro do Pita.

Isaac Ricalde (PCdoB)

Isaac Ricalde (PCdoB) começou a campanha neste domingo (27) em uma reunião com a coordenação pela manhã. Também participou de uma reunião no Bairro Antonina à tarde e gravou videos à noite.

Ricardo Pericar (PSL)

O candidato pelo Partido Social Liberal (PSL), Ricardo Pericar, começou o domingo (27) em um culto do bispo Simões Ribeiro, em Trindade. Também atendeu demandas pela internet: através do aplicativo Whatsapp respondeu demandas dos eleitores ao longo do dia. A campanha eleitoral do candidato terá pouco desenvolvimento este ano, sendo bem discreta, conforme dito pelo próprio.

Roberto Sales (PSD)

Sales ao lado de amigos em Vista Alegre. Foto: Reprodução/Instagram

Roberto Sales, do PSD, aproveitou o primeiro dia de campanha neste domingo (27) e se reuniu com amigos em Vista Alegre para debater propostas de governo. Nesta segunda (28) haverá caminhada saindo às 10h da Praça Zé Garoto.

Rodrigo Piraciaba (PSB)

A campanha do Rodrigo Piraciaba (PSB) foi iniciada neste domingo (27) com um vídeo nas redes sociais. Foto: Reprodução

A campanha do Rodrigo Piraciaba (PSB) foi iniciada neste domingo (27) com um vídeo nas redes sociais. Na gravação, o candidato diz que “quer mudar as mazelas na gestão, na educação, na saúde, na falta de oportunidades”.

Com o candidato a vice-prefeito, o professor Carlos Marcelo, Piraciaba afirma ter um compromisso com São Gonçalo. A assessoria de imprensa do candidato não divulgou agenda presencial.

Maricá

Cesar Augusto (PMN)

Cesar Augusto realizou caminhada no centro de São José do Imbassaí. Foto: Divulgação

Cesar Augusto (PMN) realizou uma caminhada no centro de São José do Imbassaí, bairro que nasceu, com um pequeno grupo de pessoas, apresentando seu plano de governo aos moradores e comerciantes.

Finalizou a caminhada na passarela de São José, onde estenderam bandeiras do PMN 33 e do Brasil, os motoristas que trafegavam respondiam com buzinaço e piscar de farol.

Chiquinho (PSDB)

Chiquinho esteve em reuniões com os pré-candidatos a vereador da sigla no Centro de Maricá. Foto: Divulgação

Chiquinho (PMDB) iniciou a campanha eleitoral neste domingo (27) indo ao Monte de Oração, acompanhado do amigo pastor Vitor. Logo após, participou de reuniões com os pré-candidatos a vereador da sigla no Centro de Maricá.

Ciro Fontoura – Republicanos

Fontoura se reuniu com candidatos da legenda no Centro de Maricá. Foto: Divulgação

O candidato pelo Republicanos, Ciro Fontoura, iniciou a campanha eleitoral neste domingo (27) em uma reunião do Comitê que tratou sobre as normas e prestações de contas para os candidatos no Centro de Maricá.

Fontoura também tirou algumas dúvidas internas em relação às mídias sociais e as novas regras impostas pelo TSE. Todos os candidatos a vereadores, vice-prefeito Fabio Cavalcante (PRTB), além de advogados e contadores compareceram para a conversa.

Fabiano Horta (PT)

Fabiano Horta ao lado de Diego Zeidan durante live gravada na Lagoa de Araçatiba. Foto: Reprodução

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), candidato à reeleição, produziu uma live no Facebook, ao lado do vice de chapa Diego Zeidan (PT). Na gravação, ele apresentou os planos e metas que tem para a cidade diretamente da Lagoa de Araçatiba.

Você já conhece as novas regras?

Os candidatos podem fazer propaganda eleitoral na internet em sites e páginas nas redes sociais que sejam próprios do partido político ou da coligação, ou por meio do envio de e-mails ou mensagens instantâneas. Mas há regras a serem observadas para que não se cometam abusos, alerta o Tribunal Superior Eleitoral.

Uma delas, por exemplo, estabelece que apenas candidatos, partidos ou coligações podem impulsionar publicações em redes sociais, ou seja: pagar para que a sua disseminação naquela rede seja mais ampla. Outra determina que os anúncios pagos na internet, o uso de telemarketing e o envio em massa de mensagens instantâneas (como no aplicativo WhatsApp) são proibidos.

Os eleitores que desejarem receber informações da campanha em seus endereços de e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas deverão, voluntariamente, cadastrar seus números de telefone ou endereços eletrônicos. Já as mensagens enviadas sempre deverão conter mecanismos para que o eleitor possa se descadastrar a qualquer momento e, assim, parar de receber mais conteúdo.

Os demais eleitores, por sua vez, podem compartilhar em suas redes o seu posicionamento político e o seu apoio ao candidato de preferência, mas não podem pagar pela divulgação dessa publicação. Isso não abrange, no entanto, páginas de empresas ou instituições, que são proibidas de divulgar conteúdo de propaganda eleitoral. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *