quinta, 26 de novembro de 2020

Candidatos vão às ruas escutar a população de Niterói

Deuler da Rocha durante conversa com eleitores em Icaraí. Foto: Divulgação

Mais uma vez, cresce o número de candidatos aos cargos de prefeito e vereador dos 5.568 municípios brasileiros. Para concorrer nas Eleições Municipais de 2020, 556.033 cidadãos solicitaram registros de candidatura.

Desses, 19.230 disputarão uma vaga nas prefeituras e 517.328 são postulantes às Câmaras Municipais. Outros 19.475 estão registrados como vice na chapa dos candidatos a prefeito.

Nas Eleições de 2016, deram entrada no pedido de registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral 496.892 brasileiros, sendo 57.958 concorrentes aos cargos de prefeito e vice-prefeito e 463.375 para uma cadeira de vereador.

Em Niterói, os prefeitáveis seguiram mais um dia de campanha eleitoral nesta segunda-feira (26) conversando com moradores, realizando gravações e entendendo as principais demandas dos bairros.

O candidato Deuler da Rocha (PSL), tirou a tarde desta segunda (26) para fazer gravações para o horário eleitoral. Mais cedo, pela manhã, conversou com alguns eleitores e com idosos em Icaraí.

Deuler explicou um pouco mais sobre seu projeto de criar centros de convivência para os idosos, onde os mesmos ficariam em período integral, sendo assistidos por profissionais da saúde, enquanto seus responsáveis possam trabalhar tranquilos.

“Muitas pessoas, às vezes, deixam de trabalhar, porque não tem como deixar seus pais ou avós sozinhos em casa, tendo as dificuldades que a idade proporciona naturalmente, como locomoção ou demais cuidados. Vamos criar esses espaços, onde os responsáveis podem deixar pela manhã, onde eles serão bem assistidos e depois do expediente, o responsável leva seus pais ou avós para casa”, garantiu Deuler.

O projeto contará com médico, enfermeiros, assistente social, nutricionista, entre outras especialidades. Além de alimentação no local, os centros contarão com medição de glicose, aferição de pressão arterial, sala de TV, quartos para descanso e atividades físicas controladas, segundo prometeu o candidato.

Felipe Peixoto (PSD) reservou a segunda-feira para mais gravações de programas eleitorais da coligação Niterói Primeiro, com o candidato a vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa. O destaque ficou por conta das propostas do Programa de Governo do PSD para o setor de esportes, como a municipalização do ginásio Caio Martins, a ampliação das academias para idosos e a construção de uma grande área esportiva na Zona Norte da cidade.

“Nosso governo vai tratar o esporte como prioridade, incluindo projetos para idosos. Defendo a recuperação do Caio Martins há anos, desde meus tempos de vereador e deputado, e evidenciei isso lá na campanha de 2012 à prefeitura. Vamos municipalizar e revitalizar o espaço, claro que preservando a área usada pela Associação Fluminense de Reabilitação”, afirma Felipe.

O candidato diz que a ideia é transformar a área em uma grande arena poliesportiva para levar mais serviços à população e permitir que o ginásio volte a sediar importantes eventos esportivos. “Revitalizar o Caio Martins é uma das marcas que queremos deixar na história de Niterói”, continua.

No segmento de esporte, o Programa de Governo prevê a ampliação e a modernização de toda a estrutura esportiva da cidade. A proposta é requalificar os parques e praças existentes e criar novos espaços de lazer, além da construção de uma grande área esportiva na Zona Norte e o aumento do número de academias para idosos.

“Nosso governo vai olhar a cidade como um todo. Vamos levar esporte para a Zona Norte e construir um complexo em um parque para toda a família, com atividades gratuitas para todos os gostos e idades. Outro projeto que iremos tocar com todo carinho é o da ampliação das academias para idosos, para atender essa turma mais experiente que precisa de atenção complementar”, frisou Felipe.

Flavio Serafini (PSOL) esteve no Terminal Rodoviário conversando com os usuários sobre a “necessidade de rever as concessões para os grandes empresários da cidade”. O candidato do PSOL lembra que o fato de estar situada na fronteira entre duas grandes cidades, faz de Niterói um município por onde transitam milhares de pessoas diariamente.

“Uma pesquisa divulgada em 2018 por uma aplicativo de transporte identificou que a cidade tem o pior trânsito do Brasil. Por aqui, um trabalhador em horário de pico gasta 80% a mais de tempo para chegar ao trabalho e para voltar para casa”, comentou Serafini.

O Programa de Governo de Flavio e Josiane Peçanha prevê a construção de um Plano de Mobilidade que leve em consideração o princípio básico de “mobilidade como um Direito Social”.

Entre as propostas estão a redução do valor da tarifa de ônibus, implantação de terminais de integração entre linhas de ônibus para racionalizar a expansão das linhas de barca dentro de Niterói (Charitas-Centro-Barreto) e para fora: Rio (Praça XV) e São Gonçalo; Implantação de ciclovias segregadas e ampliação para Zona Norte, Pendotiba e Centro.

“Sabemos que há esquemas de corrupção e fraudes e nenhuma melhoria no transporte público e nem redução do valor da tarifa. Vamos fazer um auditoria para rever o contrato de licitação e rever o valor da passagem, além de investir na qualidade do transporte para a população”, finalizou Serafini.

Em caminhada pelo Ingá na manhã desta segunda-feira, a candidata a prefeita Juliana Benício (NOVO) conversou com eleitores. A candidata lembra que no passado a região foi considerada nobre e que cresceu em torno do Palácio do Ingá (que até 1975 era sede do governo do Estado do Rio), faculdade de Direito da UFF e outras instituições.

“Hoje, os moradores se queixaram muito da desordem urbana em geral”, disse Juliana – que disse ter ouvido reclamações sobre a falta de unidades de saúde pública no bairro. Ela explicou que, eleita prefeita, vai fazer profundas mudanças no sistema de saúde.

“Vamos reorganizar e modernizar a Atenção Primária à Saúde (APS); essa rede bem administrada pode solucionar 80% dos problemas de saúde do cidadão. Em Niterói essa rede é composta por UBS – Unidade Básica de Saúde e unidades do PMF – Programa Médico de Família. A estrutura é confusa e opera como verdadeiro labirinto para o usuário. Elas vão virar Unidades Primárias de Saúde (UPS), que atuarão como agentes de saúde primária e preventiva (nos moldes da saúde da família) e como porta de entrada para o sistema”, disse.

Juliana falou aos eleitores sobre alguns aspectos dessa reestruturação. Por exemplo, limitar em 2 mil pessoas o atendimento por cada equipe de UPS.

“Vamos entregar medicamentos para controle e prevenção de doenças na casa do cidadão cadastrado na unidade além de implantar mecanismos transparentes de controle e monitoramento de cada Unidade Primária de Saúde. Mais: fazer acompanhamento próximo e rotineiro, principalmente, dos idosos, gestantes, crianças no primeiro ano de vida, diabéticos, hipertensos e adolescentes”, conta.

Para a candidata, o tema Saúde está no topo das prioridades. “O médico de Família está falho, aparelhado, precisa ser totalmente reformulado”, finalizou a candidata.

O candidato Axel Grael (PDT) fez uma caminhada por Icaraí na tarde desta segunda-feira (26). Ao longo do dia, o candidato também esteve em gravações para o horário eleitoral.

Grael percorreu a Rua Coronel Moreira César, cumprimentando moradores e comerciantes, e conversando sobre propostas para que Niterói continue avançando.  

“Tenho como compromisso manter o Renda Básica até a chegada de uma vacina contra a Covid-19, para que as famílias possam permanecer em isolamento social com segurança, sem que falte o alimento em suas casas”, prometeu Grael.

Os candidatos Allan Lyra (PTC), Danielle Bornia (PSTU), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h13

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *