Política

Cidades aprovam modelo de privatização da Cedae

Modelo foi aprovado em encontro com representantes de municípios. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, participou nesta terça-feira (12) da reunião do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, representando o prefeito Rodrigo Neves. O encontro, que foi presidido pelo governador Wilson Witzel, discutiu o modelo de privatização da Cedae.

Por 17 votos a 2, os membros do conselho aprovaram a proposta do governo de privatizar a distribuição de água e a coleta de esgoto. A Cedae continuará responsável pela captação e tratamento da água, que será vendida aos futuros concessionários.

O modelo de privatização foi formatado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ainda será detalhado e discutido em audiências públicas.

Axel Grael votou favoravelmente à proposta, mas ressaltou que Niterói manterá o contrato que tem atualmente com a concessionária Águas de Niterói, que distribui água potável, além de coletar e tratar o esgotamento sanitário na cidade.

“O modelo distribuição de água e coleta de esgoto apresentado é interessante. O modelo atual é o mesmo há décadas e avançamos muito pouco na área de saneamento. O novo formato, com parceria com a iniciativa privada, nos dá uma perspectiva de avanço no saneamento na bacia da Baia de Guanabara como não se viu antes”, disse Axel Grael, que é ambientalista.

Pelo modelo proposto, os 64 municípios hoje atendidos pela Cedae serão divididos em quatro blocos de concessão e cada município terá participação na arrecadação das concessionárias. O governo estima arrecadar R$ 11,5 bilhões com a privatização da Cedae que deve acontecer até o final do ano, como prevê o governador.

O Conselho Deliberativo da Região Metropolitana foi criado em setembro do ano passado para decidir assuntos em comum entre os municípios e o Estado, entre eles, mobilidade urbana, saneamento básico e o ordenamento territorial da metrópole.

< Blocos do Rio podem receber proteção de lei para sair Alunos ganham mais dois dias para se inscrever no Fies <