sábado, 24 de julho de 2021

Comissão de Saúde da Câmara cobra ações de combate ao glaucoma em Niterói

Alerta é feito no Dia Nacional de Combate à doença. Foto: Prefeitura de Três Barras SC/Divulgação

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, lembrado nesta quarta-feira (26), a presidência da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Niterói, enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde cobrando informações acerca dos atendimentos de casos de glaucoma na cidade.

O pedido do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente do comitê, requer informações sobre o número de pacientes na fila de atendimentos para diagnóstico e tratamento de glaucoma na rede municipal de saúde.

Segundo o parlamentar, durante a pandemia, especialmente com interrupção das cirurgias eletivas realizadas pelas unidades públicas e conveniadas, houve um crescimento significativo no número de pessoas dependendo destes procedimentos com urgência.

É apontado no ofício a falta de divulgação de dados específicos nos relatórios da saúde municipal.

Uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma perigosa doença ocular, que não apresenta manifestações de sintomas no início, levando muitos pacientes ao diagnóstico tardio. Podendo levar anos até que o paciente note que teve uma baixa na visão, a doença traz danos irreparáveis.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');