quarta, 28 de outubro de 2020

Críticas e promessas marcam dia de campanha em Niterói

Durante a manhã, a candidata Danielle Bornia (PSTU) fez caminhada no bairro de Santa Rosa. Foto: Divulgação

Faltando apenas 29 dias para as Eleições Municipais, com primeiro turno previsto para 15 de novembro, candidatos à prefeitura de Niterói seguem a todo vapor debatendo propostas com a população nas principais ruas da cidade e também realizando críticas – segundo eles, “com o que pode melhorar no município”.

Durante a manhã, a candidata Danielle Bornia (PSTU) fez caminhada no bairro de Santa Rosa, parando para conversar com eleitores no Largo do Marrão. Ela disse que “apesar de ser conhecida como ‘cidade da qualidade de vida’, Niterói é uma cidade extremamente desigual”.

“Mesmo com uma renda per capita bem superior à média do país e do estado, quase 30% dos niteroienses vivem com renda abaixo de ½ salário mínimo. A classe trabalhadora é a maioria na sociedade. São os/as trabalhadores/as que produzem todas as riquezas. Apesar disso, o poder está nas mãos dos ricos e dos grandes empresários. É preciso uma revolução socialista para que os trabalhadores possam governar através de conselhos populares.”, declarou.

A candidata Juliana Benício (NOVO), dedicou a manhã deste sábado a Piratininga. De barco, ela percorreu a Lagoa de Piratininga e disse ter visto “muito lixo, ligações irregulares de esgoto e peixes mortos. De barco dá para ver que o abandono e o descaso são muito mais graves”, afirmou.

Acompanhada de candidatos a vereador pela mesma legenda, ela visitou a obra da comporta do Túnel do Tibau, que desabou em 2019 e é responsável pela renovação de água da lagoa.

“A prefeitura diz que a responsabilidade pelo crime ambiental da Lagoa de Piratininga é do Inea, Instituto Estadual do Ambiente, mas fala em obras de embelezamento, maquiagem do entorno da lagoa. Eleita prefeita, vou me reunir com o governador para juntos resolvermos, efetivamente, todos os problemas dessa região”, contou a candidata.

Benício conversou com integrantes do movimento S.O.S. Lagoa que fizeram um detalhado relato da situação. “Piratininga precisa de ações articuladas envolvendo a prefeitura, governo do estado e governo federal”, finalizou a candidata.

A campanha de Felipe Peixoto (PSD) também prosseguiu a todo vapor. Na companhia do seu vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa (DEM), o candidato a prefeito aproveitou o sábado de sol para percorrer em carreata diversos bairros da cidade.

Na atividade com a participação de candidatos a vereador, a dupla reforçou as principais propostas do Plano de Governo da coligação Niterói Primeiro, detalhou a retomada de programas como o “Vida Nova no Morro” (de urbanização e manutenção da infraestrutura nas comunidades).

Entre as novidades anunciadas neste sábado, está a implantação do “Niterói Bem Cuidada”, para a manutenção de ruas, calçadas, parques e jardins, e a troca das lâmpadas dos postes por uma iluminação 100% em LED em toda a cidade.

“As comunidades serão uma das prioridades do nosso governo, levaremos obras a todas elas. Nossa gestão vai cuidar de cada canto da cidade, como aqui no Caramujo, onde estamos para reafirmar nosso compromisso com a região”, disse o candidato Felipe Peixoto.

O candidato Axel Grael (PDT) percorreu neste sábado (17) a região de Pendotiba, ao lado do prefeito Rodrigo Neves e do candidato a vice Paulo Bagueira (SD). Em carro aberto, eles cumprimentaram moradores e lembraram dos investimentos realizados na cidade nos últimos oito anos.

O trio percorreu o bairro de Santa Bárbara, na Zona Norte, e seguiu para a região de Pendotiba, passando pelo Sapê, Largo da Batalha, Badu e Maria Paula.

“Niterói é uma das cidades que mais investiu em resiliência. As obras de contenção de encostas são obras caras, que demandam um alto investimento, mas que salvam vidas. Não poderíamos deixar que a cidade vivesse outra tragédia como aquela do Bumba. Agora, nossa gestão vai priorizar a retomada econômica de Niterói, implantando ações que estimulem a criação de emprego e renda”, frisou o candidato.

Antes, no início da manhã, Grael participou de um café da manhã comunitário no Morro da Penha, na Ponta d’Areia. Ele apresentou suas propostas de governo para moradores e lideranças locais. Na ocasião, o candidato a prefeito ainda lembrou da construção do módulo do Programa Médico de Família no bairro, além da reforma de áreas de lazer. Durante a tarde, Grael ainda se reuniu com jovens no Barreto, na Zona Norte, debatendo propostas para fazer Niterói continuar avançando.

Flávio Serafini (PSOL) e Josiane Peçanha passaram a manhã percorrendo ruas da Zona Norte. Estiveram na Alameda, na São Januário, foram ao Horto do Barreto e almoçaram no Bairro Chic.

Flavio e Josiane conversaram com moradores, que segundo eles, “demandaram melhorias na infraestrutura urbana e novos postos de trabalho na região”. As demandas estão em sintonia com as propostas na área de trabalho e renda dos candidatos.

“A região tem sofrido com a falta de políticas públicas que possam dar conta das demandas de infraestrutura local. Nosso compromisso será não só o de criar um projeto de melhorias urbanas, como também fomentar a criação de um pólo gastronômico local que possa gerar empregos e alavancar a economia local”, disse Serafini.

Os candidatos Allan Lyra (PTC), Deuler da Rocha (PSL), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não divulgaram material de campanha deste sábado (17) até a publicação da reportagem.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *