Política

Deputada é afastada da Alerj

Renata Souza (Psol) não se pronunciou sobre o assunto. Foto: Divulgação

A deputada estadual Renata Souza (Psol) será afastada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A medida faz parte do plano de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) acionado pela Casa.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 12, a parlamentar viajou para Espanha, e ficaria ausente até o dia 15.

De acordo com a publicação, Renata recebeu um convite para um seminário em Madri e a viagem não foi custeada pelo Poder Público. Segundo a assessoria da parlamentar, ela já retornou ao Brasil.

A deputada afirma que se submete a qualquer indicação feita por uma autoridade de Saúde pública do Brasil, do Rio de Janeiro, "por quem eu tenho respeito e admiro o trabalho", continua.

O afastamento dura 14 dias, o que corresponde ao período de incubação do vírus. A Alerj ainda não informou se outros deputados estaduais serão afastados sob as mesmas circunstâncias.

Amorim requer ‘inspeção sanitária’

O deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) endureceu o discurso contra o retorno de Renata Souza durante a sessão ordinária de quinta-feira (12) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Em discurso no plenário, sugeriu uma 'inspeção sanitária' na parlamentar, diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19).

"É uma questão de saúde o requerimento que faço à Mesa Diretora. Ontem, o deputado Eliomar Coelho trouxe ao plenário a notícia de que a deputada Renata Souza estaria na Europa. Aliás, o ex-Presidente Lula também está na Europa. Não sei se estão juntos, mas o fato é que estamos vivendo uma pandemia muito grave", afirmou Amorim.

O requerimento apresentado por Amorim - responsável por quebrar uma placa com o nome da vereadora Marielle Franco (Psol) no período eleitoral - sugeriu providências da Casa no regresso da deputada.

"Por ocasião do regresso da deputada Renata Souza - a doença começou no Oriente e agora tem como epicentro a Europa, justamente onde ela está, nada a ver com o passeio dela com o presidente Lula. Se faça uma inspeção sanitária no sentido de que ela não nos contamine no plenário", defendeu.

Ao fim, o parlamentar emendou que "Não é contaminação ideológica, até porque contra isso já estamos vacinados", ironizou.

Repúdio

As declarações foram prontamente criticadas pelo líder do Psol na Alerj, Flávio Serafini. O parlamentar explicou que Souza está em viagem a convite oficial do Museu Reina Sofia, na Espanha.

"Ela não está passeando, como foi dito aqui de forma irresponsável. Obviamente, ela, assim como - assim entendemos - qualquer servidor e qualquer autoridade do Estado do Rio de Janeiro, vai cumprir tudo o que foi orientado em termos sanitários para que consigamos conter essa pandemia", garante Serafini.

A deputada Renata Souza comentou as declarações de Amorim.

"Agora, não me causa espanto a tentativa do deputado Rodrigo Amorim utilizar politicamente de um problema sério que estamos tendo no mundo, para não só apresentar a sua face mais racista e misógina, com relação ao meu corpo: porque pede uma inspeção diretamente em mim", disse.

Restrições

A Alerj determinou o afastamento administrativo não apenas de deputados, mas de todos os funcionários que estiveram em viagem ao exterior, como é o caso de Renata.

Esta e outras medidas de acesso ao Parlamento foram publicadas pelo presidente da Casa, André Ceciliano (PT), nesta sexta-feira (13).

< Jogos de futebol com portões fechados a partir deste final de semana Contra Coronavírus, Câmara de SG restringe acesso de público <