Política

Destino de Witzel nas mãos do deputado Waldeck

Relator terá o prazo de dez dias para analisar a papelada. Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Em mais um capítulo da novela envolvendo o processo de impeachment do governador do Rio afastado, Wilson Witzel (PSC), o destino do chefe do executivo estadual agora passa pelas mãos do relator do tribunal especial misto, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT).

A defesa do ex-governador entregou o documento, no fim da tarde da última segunda-feira (19), ao Tribunal de Justiça do Rio e aguarda o parecer do parlamentar. O prazo para entrega era até as 23h59 do mesmo dia, portanto, dentro do esperado.

Segundo Waldeck, a papelada tem pouco mais de 50 páginas e mais um anexo, com 4 mil folhas, que será analisado em até dez dias.

O deputado-relator tem até o dia 29 para dar, ou não, seu parecer favorável. Vale lembrar que após a discussão do documento de defesa do governador afastado, o relatório será analisado e submetido à votação pelo presidente do tribunal misto, que é o mesmo do Tribunal de Justiça, com
o prazo de 48 horas para ratificar a decisão.

Em seguida, haverá a leitura do documento pelo relator do caso para depois acontecer a votação entre os membros do tribunal misto, e deliberar se instaura ou não o processo de saída do governador do cargo em definitivo e por quanto tempo.

O governador Wilson Witzel está duplamente afastado do cargo. Apontado por ter cometido crime de responsabilidade, na primeira decisão o desembargador Benedito Gonçalves do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o deixou fora das funções por 180 dias, desde o dia 28 de agosto. Com a notificação e formação do tribunal especial misto, o governador foi afastado novamente pelo mesmo prazo.

< Flamengo espera ter força máxima para confronto na Copa do Brasil EUA doam mais de US$ 100 mil em produtos para o estado do Rio <